Vereador Raphael Silva presidiu sessão da Comissão do Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente, para discutir um memorando do INSS que visa suspender o seguro defeso dos pescadores de Luís Correia e Cajueiro da Praia já no ano de 2019.



 Na manhã deste sábado (24), o vereador Raphael Silva presidiu sessão da Comissão do Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente, para discutir um memorando do INSS que visa suspender o seguro defeso dos pescadores de Luís Correia e Cajueiro da Praia já no ano de 2019.

A reunião foi provocada pela Secretaria de Pesca do município e pela Associação dos pescadores do bairro Coqueiro da Praia, e contou com a presença de quase todas as entidades que representam o pescador no município, uma demonstração clara de união da classe.

A pauta foi discutir os motivos que levaram o INSS a editar este memorando que retira a cidade de Luís Correia da lista daquelas cidades onde seus pescadores poderão receber o seguro defeso em virtude da piracema.

Na reunião se buscou uma solução viável para evitar que pescadores percam o seguro defeso no ano de 2019. Um documento conjunto assinado pela Câmara e por todas as entidades do setor será produzido e encaminhado ao INSS a fim de reverter esta situação.

Segundo o Vereador Raphael Silva “Luís Correia pertence SIM a Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba e, portanto, os pescadores de água doce têm o direito SIM ao benefício”. E completa “A classe está unida e os Vereadores se engajarão para assegurar esse direito ao nosso pescador”.

O Secretário de Pesca, Cajado Jr., explicitou a perda do seguro defeso pode representar um desfalque de 13 milhões de reais a economia local. A presidente da Associação dos pescadores do Delta, Fran, destacou que ao questionar o IBAMA sobre a liberação da Pesca no período da piracema, o órgão não retornou com nenhuma resposta oficial.

Ainda estava presente o presidente da associação dos pescadores do bairro Coqueiro, Júlio César, o presidente do Sindicato dos Pescadores de Luís Correia, Paulo Henrique, além de outros representantes como a Xuxa, Maria do Socorro, Jair, Dragão e Dr Renan, advogado da Câmara.

O documento que será encaminhado para o INSS nacional será elaborado nos próximos dias para reverter essa decisão administrativa que evidencia um equívoco, pois parte de Luís Correia está sim abrangido pela Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba.