Semana do Peixe acontecerá no Piauí de 9 a 15 de setembro


Na próxima segunda-feira (09), às 09h30, no auditório do  Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, em Teresina, será lançada a Semana do Peixe no Piauí. O evento, que segue até o dia 15 de setembro, sendo realizado em diversos municípios do Brasil, é promovido pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, MPA.

O objetivo é incentivar o consumo de pescado no país. No lançamento do evento, que tem como tema Delícia com Sabor de Saúde, estarão presentes pescadores, aquicultores e autoridades.

“Outro foco dessa iniciativa é promover políticas de apoio aos pescadores e piscicultores para que ofereçam aos consumidores um produto de boa qualidade”, afirma o gestor do Projeto Desenvolvimento da Piscicultura do Sebrae no Piauí, João Pinheiro Junior.

No Piauí, serão realizadas diversas atividades, entre palestras sobre a importância do pescado na alimentação e distribuição de cartilhas com receitas a base de peixes. Essas ações acontecerão em supermercados e no mercado do peixe em Teresina.

Oficinas gastronômicas serão realizadas pelo Sebrae no Piauí em 15 municípios, como parte da programação da Semana. Essas capacitações seguirão até o final de setembro.

A Semana do Peixe teve início em 2003, com a criação da Secretaria Especial da Aquicultura e Pesca da Presidência da República, órgão que precedeu a fundação do Ministério. O evento incentivou a consolidação das peixarias nas grandes redes de supermercados e abriu caminho para uma série de cursos de capacitação oferecidos aos profissionais do setor, com o objetivo de ofertar um pescado de melhor qualidade ao consumidor.

PISCICULTURA

O Brasil apresenta atualmente um dos maiores potenciais de crescimento na área aquícola. Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – FAO, até 2030 o Brasil poderá se tornar um dos maiores produtores de pescado do mundo.

O país hoje produz mais de um milhão de toneladas de pescado ao ano, gerando um PIB pesqueiro de R$ 5 bilhões. A mão-de-obra ocupada na atividade é de 800 mil profissionais, entre pescadores e aquicultores, além dos 3,5 milhões de empregos diretos e indiretos gerados.

Entre os peixes brasileiros destacam-se tilápia, tambaqui, pintado, cachara, tambacu e pacu.