Cajueiro da Praia , um municipio que é referência em turismo , local de APA, santuário do Peixe Boi, não atendeu aos requisitos mínimos para obtenção do ICMS Ecológico. Sua última classificação já era selo C.
A cidade perdeu sua classificação entre os municípios certificados com o Selo Ambiental 2024, conferido pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí.
A certificação, que reconhece os esforços das administrações em promover práticas sustentáveis e a conservação do meio ambiente, não foi obtida pela administração atual liderada pelo prefeito Felipe Ribeiro
A gestão municipal não cumpriu os requisitos de elegibilidade necessários para a obtenção do Selo. Estes requisitos são baseados em ações executadas pelas gestões locais, as quais são minuciosamente avaliadas por uma comissão técnica.
A ausência do Selo Ambiental não apenas representa uma falha na preservação ambiental, mas também pode impactar negativamente a imagem e as oportunidades de desenvolvimento sustentável do município.
A atual gestão Felipe Ribeiro não tem compromisso ambiental sério.
Deveria existir um programa de conscientização ambiental de toda a comunidade , inclusive com a capacitação dos gestores escolares.
Vereadores com mais visão deveriam atuar na criação de leis , caso não existam , visando a proteção de rios , lagunas , mangues , mananciais, etc.
Deve existir orientação sobre o tratamento do lixo e conscientização sobre reciclagem ♻️
Ilha Grande por exemplo tem certificação A
Uma gestão incompetente que está acabando com o turismo e deixando a imagem que o meio ambiente é uma preocupação secundária !
Por Daniel Fossey.