Caos na saúde em Parnaíba : HEDA recusa atendimento !!



O não recebimento de pacientes por parte do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde em Parnaíba durante mais este fim de semana causou um verdadeiro caos nas instituições de saúde do Município.
Para efeito comparativo, o Pronto Socorro Municipal, localizado no bairro Nova Parnaíba, atendia entre 70 e 80 pessoas no fim de semana quando o HEDA recebe pacientes. Apenas neste domingo, dia 08, o número já passava de 200.

Segundo o superintendente de Urgência e Emergência de Parnaíba, João Sérgio Moura (foto abaixo), no sábado, dia 07, absolutamente nenhum paciente pôde ser atendido no hospital do Estado por falta de médicos e coube ao Município tentar resolver diversos casos, como esfaqueamentos e acidentes de trânsito, fazendo a estabilização dos mesmos e os enviando para cidades como Teresina no intuito de receberem atendimento em centro cirúrgico e UTI que caberia ao HEDA. Para esse trabalho, a Prefeitura de Parnaíba disponibilizou duas ambulâncias que estão fazendo viagens constantes à capital, além de ter redobrado equipes com médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem.

O Prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, e a secretária de Saúde de Parnaíba, advogada Maria do Amparo, estiveram na noite deste domingo no PSM elaborando estratégias para tentar minimizar os problemas e manter o ritmo dos atendimentos. “Estamos monitorando toda a situação e a Dra. Amparo já registrou um boletim de ocorrência na polícia contra o Estado”, explicou Florentino.

Segundo o prefeito, a situação do Hospital Dirceu contraria a recomendação do Ministério Publico Estadual, que já se manifestou sobre a necessidade de manutenção dos atendimentos. “O fechamento da UTI é a radicalização da prática da ilegalidade por parte do HEDA”, alertou Florentino.

Todo o problema, segundo denúncias publicadas na imprensa, está no atraso dos pagamentos do pessoal técnico prestador de serviços sob responsabilidade do Governo do Estado.

A secretária de Saúde, Maria do Amparo, disse que não existe previsão de greve que não mantenha os serviços essenciais. "Talvez o Governo do Estado não considere serviço de emergência um serviço essencial”, lamenta.

Sobre o enorme aumento da demanda, o prefeito Florentino Neto disse que está sendo feito um esforço concentrado com profissionais do Município para atender a população. “Aumentamos o número de remoções para Teresina. Tudo que for possível, vamos fazer. Nossa equipe está determinada, a meta é garantir os atendimentos e salvar vidas.

 Estou orgulhoso dos nossos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, equipe de auxiliares e apoio administrativo”, pontuou.

fonte : proparnaiba