Turismo do Piauí será destacado na Jornada Mundial da Juventude

Os participantes da Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá em julho, no Rio de Janeiro, vão conhecer as belezas naturais e o turismo religioso do Piauí. A Secretaria do Turismo do Estado está organizando a participação do Piauí no Festival de Turismo, um evento que acontecerá paralelo à Jornada e terá como objetivo divulgar as belezas dos estados com foco no turismo religioso.


"Contagem regressiva para a JMJ - Rio 2013; faltando apenas 30 dia para a Jornada Mundial da Juventude, jovens da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, realizaram na tarde deste último dia 23 (Domingo) uma carreata em contagem regressiva para a JMJ, 30 jovens da paróquia vai representar Luís Correia no Rio de Janeiro durante a visita do Papa em nosso país. A jornada reúne milhares de pessoas de todo o mundo e o palco principal vai ser a cidade maravilhosa. Na foto os jovens aparecem com a bandeira da cidade no altar da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Luís Correia.
 " Horlei  Oliveira


Segundo o secretário do Turismo do Piauí, José Icemar Lavôr Néri, esse evento vai acontecer de 23 a 28 de julho e deve reunir pessoas de 190 países, o que cria uma boa oportunidade de divulgação dos Estados. “O Piauí terá um estande no Festival de Turismo, que será uma feira paralela à Jornada Mundial, que vai acontecer no Rio Centro, voltada para a divulgação turística. Vamos apresentar os roteiros já consolidados como o Delta e a Serra da Capivara e também, o nosso potencial religioso, como Oeiras e Santa Cruz dos Milagres”, disse.


Todos os eventos da Jornada acontecerão dentro da Cidade da Fé, no Riocentro, o maior centro de convenções da América Latina. Localizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, com 571 mil m², dos quais 200 mil m² serão destinadas para a Jornada Mundial da Juventude.

O Piauí levará material publicitário como folderes, vídeos, brindes que retratam a nossa religiosidade. Segundo a coordenadora Vanessa Oliveira, os prefeitos de Oeiras e Santa Cruz dos Milagres já foram contactados e disponibilizaram peças religiosas típicas dos municípios.

“Já conversamos com os prefeitos e vamos fazer a seleção de peças que representem a religiosidade desses locais. A CCom está providenciando um material específico sobre turismo religioso no Piauí e a Coordenadoria da Juventude ficou com a parte cultural”, explica.

Estão sendo definidos artistas locais para se apresentarem no palco cultural do Ministério do Turismo e também, artesãos para que seja apresentado a arte santeira do Piauí durante o evento. De acordo com a organização da jornada, 60% dos inscritos até agora são do Brasil, 20% de países latinoamericanos e os demais 20% de outros países. Os três países que mais estão enviando peregrinos são Argentina, França e Estados Unidos.

Fonte: Ccom