Superintendente da Pesca Márcio Kyldadre visita EMBRAPA Meio Norte em Parnaíba e se surpreende com bons resultados...

"Parabéns EMBRAPA MEIO-NORTE/PI

Participei hoje de uma reunião na EMBRAPA Meio-norte em Parnaíba/PI onde tive a oportunidade de conhecer o brilhante trabalho desenvolvido pelos técnicos. Após a reunião fomos visitar o Projeto de Aquaponia desenvolvido e já implantado dentro dos Tabuleiros Litoraneos.

 Fiquei entusiasmado e certo que quando se quer se faz. A familia que vocês estão vendo nas fotos são de pescadores, que tinham como única fonte de renda a pesca extrativa. Hoje pescam e produzem peixe no quintal de casa, produzem hortaliças e milho dentre outras culturas. A felicidade desta familia e dos técnicos da EMBRAPA é contagiante.

 Vamos exportar esta tecnologia para todo o Piauí, aliás, vamos apresentar ao Ministro Marcelo Crivella e levar para todo o país. A produção de peixe desta familia proporciona duas refeições semanais. Mais uma vez PARABÉNS aos Técnicos da EMBRAPA Meio-norte. Quem quiser mais informações, pode entrar em contato."

por : Marcio Kyldadre Saraiva

Mais uma vez, Márcio se mostra incansável na procura de novas técnicas e soluções práticas para melhorar não só a vida dos pescadores, mas também de suas famílias, que indiretamente dependem da pesca. 
A EMBRAPA :

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi criada em 26 de abril de 1973.

Sua missão é viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura, em benefício da sociedade brasileira.

A Embrapa atua por intermédio de Unidades de Pesquisa e de Serviços e de Unidades Administrativas, estando presente em quase todos os Estados da Federação, nos mais diferentes biomas brasileiros.
Para ajudar a construir a liderança do Brasil em agricultura tropical, a Empresa investiu sobretudo no treinamento de recursos humanos; possui  9.803 empregados, dos quais 2.389 são pesquisadores - 18% com mestrado, 74% com doutorado e 7% com pós-doutorado (dado de 31.12.2011). O orçamento da Empresa para  2013 é de  R$ 2,3 bilhões.
Está sob a sua coordenação o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária - SNPA, constituído por instituições públicas federais, estaduais, universidades, empresas privadas e fundações, que, de forma cooperada, executam pesquisas nas diferentes áreas geográficas e campos do conhecimento científico.
Tecnologias geradas pelo SNPA mudaram a agricultura brasileira.No período entre 1976-2011 a área destinada a grãos e sementes oleaginosas aumentou 43,92%, enquanto a produção aumentou por volta de 249,56% e os rendimentos aumentaram 2,4 vezes. Tendências similares foram observadas no setor de carne. A produção de carne bovina, carne suína e carne de aves aumentou de forma gradual de 4.270 mil toneladas métricas, em 1978, para 24.673 mil toneladas métricas em 2011. No período entre 1978-2011, a produção de carne de aves aumentou de 1.096 mil toneladas para 12.863 mil toneladas (12 vezes), a produção de carne suína aumentou de 1.060 mil toneladas para 3.362 mil toneladas (3 vezes); e a produção de carne bovina aumentou de 2.114 mil toneladas para 8.448 mil toneladas (4 vezes). No período entre 1978-2011, as taxas anuais de crescimentos registradas para carne bovina, carne de aves e carne suína foram, respectivamente, 6,2%, 11,3% e 5,1%. A produção de leite também merece ser destacada; a produção aumentou significativamente de 11,16 bilhões de litros, em 1980, para 32,09 bilhões de litros em 2011 (IBGE e Conab, 2013). Além disso, programas de pesquisa específicos conseguiram organizar tecnologias e sistemas de produção para aumentar a eficiência da agricultura familiar e incorporar pequenos produtores no agronegócio, garantindo melhoria na sua renda e bem-estar.
 Veja as fotos da visita ao projeto :
tanque construido com papelão e plástico

 plantação de pimenta

 Diretor da EMBRAPA Franzé e o Superintendente da Pesca Márcio Kyldare

 peixe produzido no tanque

 reunião com técnicos da EMBRAPA Meio Norte

 plantação de milho

 pescando no tanque

 conversando com o senhor Luis

 peixe produzido no tanque

 horta irrigada

 peixe produzido no tanque

 mudas produzidas


 hora irrigada

 tiras de garrafa pet para subistituir o arame nas cercas do tanque

edição : Blog Luis Correia Piaui
fotos e informações : Marcio Kyldare Saraiva