Seminário sobre o Sistema Nacional de Cultura


    Seminário sobre o Sistema Nacional de Cultura acontece em Piripiri
e reúne representantes de municípios do norte do estado
 

A Prefeitura de Luís Correia através da Secretaria de Educação e Cultura participou do II Seminário Regional sobre o Sistema Nacional de cultura e Orientações para Adesão ao Acordo de Cooperação Federativa do Sistema Nacional de Cultura realizado no último dia 12 de abril no auditório Osires Neves de Melo em Piripiri.

O objetivo do encontro foi de apresentar o Sistema Nacional de Cultura como estratégia para o desenvolvimento regional por meio de uma política nacional, integrando as esferas de governo Federal, Estaduais e Municipais.

O diretor de cultura José Ivo da secretaria de educação de Luís Correia participou do evento e confirmou que o município é um dos dez do estado que está a frente no processo de adesão. “Com a criação da Fundação Municipal de Cultura vamos elaborar o plano decenal de cultura da cidade, criar o conselho de política cultural e realizar a conferência de cultura elevando Luís Correia nos conceitos educacional e cultural e principalmente valorizando e incentivando grupos da nossa cidade” afirmou José Ivo.



A criação da Fundação Municipal de Cultura foi votada na Câmara Municipal na manhã de quarta-feira (17). A presidente da Câmara, Francinete Kildare, explicou que com a Fundação Municipal de Cultura a cidade terá mais suporte e incentivo cultural e lembrou que o órgão será responsável também por zelar os bens patrimoniais.

O III Seminário será realizado em Juazeiro do Piauí no dia 23 de maio. Durante o ano de 2013 estão previstas para acontecer seis seminários. O objetivo do Ministério da Cultural e da Fundação cultural (FUNDAC) e que 100% dos municípios façam a adesão ao Sistema Nacional de Cultura.