Luís Correia se mobiliza na Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza 2013

Teve início dia 15 de abril a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza 2013 com o tema “Quem lembra da vacina se protege da gripe”. A campanha acontece até dia 26 de abril em todos os Postos de Saúde da Família.

No dia da mobilização nacional, dia 20 de abril, todos os postos das zonas Urbana e Rural de Luís Correia estarão abertos. “O município disponibilizará a vacina em todos os postos de saúde no dia D, 20 de abril (sábado), das zonas Urbana e Rural para que a população possa ser imunizada” informou Antônia Jocileide, Coordenadora Municipal de Imunização.

A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral que apresenta potencial para levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco. As campanhas de vacinação para essa gripe são realizadas no país desde o ano de 1999. Para 2013, a meta do Ministério da Saúde é vacinar aproximadamente 39,2 milhões de pessoas em todo o país.

A Secretária de Saúde Socorro Candeira enfatizou a importância da ação para o controle e prevenção da Inluenza, doença que atinge crianças e adultos. “É muito importante esta ação para o controle e prevenção da Influenza, doença que acomete crianças e adultos. A grande novidade é a inserção, entre os grupos a serem vacinados, das mulheres no pós-parto e portadores de doenças crônicas. A vacina contra a gripe em maiores de 60 anos tem diminuído a taxa de mortalidade e internações nesta faixa etária e nossa meta é vacinar 80% da população dos grupos prioritários que no município de Luís Correia representa aproximadamente 3.498 pessoas” Socorro Candeira.

Quem deve ser vacinado, além de pessoas com 60 anos ou mais de idade:

• Trabalhadores de saúde que exercem suas atividades em unidade que fazem atendimento para a Influenza;
• Povos indígenas;
• Crianças na faixa etária de seis meses a menores de 02 anos;
• Gestantes;
• Puérperas (até 45 dias após o parto);
• Grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
• População privada de liberdade.