Piauí está há duas semanas consecutivas com queda de casos de covid-19, diz Sesapi





O número de casos de covid-19 e a taxa de transmissão da doença estão em queda a duas semanas no Piauí, é o que confirma o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) nesta terça-feira (20).

O levantamento, realizado entre os dias 11 e 17 de dezembro, constatou que a variação dos casos passou de 524% para 150% no período de duas semanas. Considerando os últimos sete dias, a média móvel diária de novos casos ficou em 389.

“Esses números mostram que a população vem seguindo às medidas determinadas nos decretos do Governo do Estado, e precisamos que os mesmos mantenham esses cuidados para que o vírus possa ser disseminado”, avalia Neris Júnior, secretário estadual de Saúde.

O Boletim Epidemiológico também constatou que houve uma redução no Índice de Transmissibilidade da doença, em comparação aos últimos sete dias, passando de 1,54 para 1,43. A taxa de positividade dos testes RT-PCR caiu de 39% para 36%.



Em relação às mortes, pelas complicações da doença, a variação passou de 100% nos últimos quatorze dias para 8%. A média móvel de óbitos pelo coronavírus ficou em 02, se mantendo em estabilidade, se comparado à semana 49ª semana.

Outro dado verificado pela Sesapi foi a estabilidade na taxa de ocupação da rede hospitalar, como nos leitos clínicos, que saiu de 84 para 80 internados, e de estabilização de cinco para uma pessoa. Nas UTIs, o número de internados subiu de 24 para 30 na 50ª semana.

(Com informação da Sesapi)