PI: Moradores abandonam casas após fogo em mata que já dura 7 dias avançar

Ainda segundo o comandante, o fogo avançou rapidamente em direção as casas e queimou todas as cercas das residências e plantas nos quintais.

Crédito: Divulgação


Moradores do bairro Campestre, no município de Valença do Piauí (228 km de Teresina), passaram por momentos de sufoco e desespero na manhã deste sábado (04), após um incêndio em uma região de mata, que já dura uma semana, ter avançado na direção de diversas residências.


Em entrevista exclusiva ao Meionorte.com, o Comandante da brigada municipal de Valença do Piauí, Alexandre Nunes, explicou que o caso aconteceu por volta das 10h30 da manhã de hoje, onde a população acabou entrando em desespero e abandonando as residências.



“O fogo atingiu o quintal de uma residência, queimou cajueiros e teve perda de madeiras compradas para o telhado. A população entrou em desespero e abandonou suas casas. O fogo só não atingiu a residência porque a brigada chegou no local. Fogo de origem desconhecida, provavelmente um princípio causado por uma ação criminosa ou algum descuido”, informou.


Ainda segundo o comandante, o fogo avançou rapidamente em direção as casas e queimou todas as cercas das residências e plantas nos quintais. “Queimou muita vegetação local e foi em direção a pista que é exatamente onde as casas ficam. E por pouco não atingiu animais que estavam presos (porcos e galinhas)”, reiterou.


Pouca equipe para muita demanda
Para a reportagem, o comandante Alexandre Nunes desabafou sobre a precariedade e a falta de apoio em que a brigada local sofre. Segundo ele, a equipe, composta por apenas 7 brigadistas, não conta com um veículo para atender as ocorrências, que nesse período do ano, tendem a aumentar.


“Meu amigo, nós não temos apoio. Não temos carro. Não temos material para trabalhar. Eu estou a 14 dias sem descanso. A nossa brigada começou atuar em maio com incêndios. No mês de agosto foi o maior número de queimadas de grandes proporções já registradas na região. Iniciou o mês de setembro com tudo pegando fogo. São de 4 incêndios por dia.”, chamou atenção.



Moradores abandonam residências após incêndio em mata avançar no Piauí


Fonte: Portal Meio Norte