Dicas do Ponto das Rações : Saiba mais sobre Alergia Alimentar !!

 


Assim como acontece com os seres humanos, os animais de estimação também podem sofrer com diversas patologias, como é o caso da alergia alimentar em cães

mais comum do que se pensa, essa doença pode surgir em bichinhos de todas as idades e raças.

Os cachorros sob o maior risco são aqueles que demonstram sinais de hipersensibilidade cutânea.

Ou seja, os que se coçam com regularidade e apresentam a pele vermelha e irritada. Mesmo existindo maneiras simples de identificar os sintomas, a alergia pode vir de fontes rotineiras, como da ração do seu pet.

Em razão disso, é fundamental estar sempre atento ao comportamento dos cães.

Quais são os sintomas mais comuns de alergia alimentar em cães?

Como dissemos, o sintoma mais comum da alergia alimentar canina é uma coceira intensa na pele — principalmente na cabeça, patas dianteiras, olhos, barriga e rabo. Além disso, entram na lista a perda de pelos, problemas gastrointestinais e dificuldades para respirar.

Outro fator que pode indicar alergias são os problemas cutâneos, como infecções nos ouvidos. Os sinais desse tipo de infecção costumam ser a coceira excessiva na área, vermelhidão, inchaço e secreções sanguinolentas, de coloração amarronzada ou amarelada.

Dependendo do grau de alergia alimentar, o cão ainda pode apresentar vômitos, diarreia e cólicas intestinais. Se o seu amigo peludo vomita frequentemente após se alimentar, ele pode ser alérgico à alimentação que está recebendo.

Quando essas alergias aparecem?

Embora a alergia possa surgir em cães de qualquer idade, é comum que os sintomas se manifestem pela primeira vez quando o pet é ainda muito jovem.