Dicas do Ponto das Rações : Pode cortar o bigode do gato?

 


Algumas vezes nos deparamos com gatos de bigodes cortados e não sabemos se isso pode ou não machucar os pets. A resposta é não. Os bigodes não tem nervos que possa fazer com que o corte seja algo doloroso. Mas mesmo assim, não devemos cortar os bigodes dos gatos porque isso pode atrapalha-los imensamente.


Os bigodes de gato são os responsáveis por mostrar a eles se eles estão longe ou perto de um objetivo, como por exemplo os potes de ração e água. Eles funcionam como uma espécie de tato à distância. Por isso, se forem cortados, podem fazer com que o gato se sinta um pouco perdido quando diz respeito a proximidade.


As vibrissas (o nome oficial dos bigodes de gato), também devido a noção de distância mencionada anteriormente, se cortadas, podem fazer com que um gato não consiga mais se equilibrar adequadamente se for saltar ou fugir de um predador – e um predador pode ser, por exemplo, o seu carro entrando na garagem. Sem essa noção, ele pode não fugir e ser atropelado.


Esse ato também dificulta na hora que ele quiser andar no escuro pois não contará com os bigodes para saber se está esbarrando em algo.


Se for necessário cortar para alguma cirurgia ou algo do gênero, o corte deverá ser realizado por um profissional, um médico veterinário que sabe dizer o quanto é necessário cortar.


Se não for por uma verdadeira necessidade, é absolutamente não recomendado cortar os bigodes do seu gato. Isso pode causar grandes problemas.


Os bigodes voltam a crescer?

Sim! Eles funcionam como qualquer outro pelo do gato. Eles podem inclusive cair por causas naturais, mas ainda sim voltam a crescer.