Dicas do Ponto das Rações : Porque devo castrar meu gato?

 


Castrar ou não castrar um gato de casa? Este é o dilema que muitos donos enfrentam. Mas, o que pode parecer um ato cruel à primeira vista, é uma medida que garante a qualidade de vida do próprio animal.


A cirurgia de castração retira o órgão reprodutivo do gato no todo ou em parte. Nos machos, apenas o testículo é removido e eles se recuperam em poucos dias. Já nas fêmeas, a esterilização é feita com a retirada total de útero e ovários. Nesse procedimento, há abertura da barriga do animal para extração dos órgãos. A cicatrização leva cerca de uma semana.


A castração traz muitos benefícios, tanto para o gato quanto para seu dono. Ela evita os comportamentos típicos de gatos machos, como marcação de território através do xixi, o comportamento de arranhar e afiar as unhas nos móveis da casa, além da evitar também a reprodução indesejada. Imagine que sua casa vai ficar sempre limpa e livre daquele cheiro forte de urina que os gatos machos têm! Mas é bom saber que em alguns casos o gato já adquiriu o hábito de urinar nos lugares e pode ser que isso não mude mesmo após a castração.


A castração de gatos machos pode fazer com que eles fiquem menos agressivos. A expectativa de vida de um gato castrado é de 15 a 17 anos, enquanto a de um gato não castrado não chega a 10 anos de idade. Os gatos não castrados que moram na rua tem expectativa de vida menor ainda.


Faça seu gato castrado beber bastante água todos os dias, pois gatos castrados tendem a urinar menos ao longo do dia, fazendo com que apareçam cálculos urinários. Coloque um bebedouro de água corrente para seu gato, ele irá adorar beber a água corrente e fresquinha. Troque a ração dele também, ofereça a ele uma ração específica para gatos castrados.