PI: Polícia resgata cães em residências após denúncias de maus-tratos

Os animais foram encontrados em residências nas Zonas Leste e Norte de Teresina.

Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente de Teresina. — Foto: Lorena Linhares/ G1 PI


A Polícia Civil do Piauí instaurou dois inquéritos para apurar denúncias de maus-tratos contra dois cães em Teresina. Os animais foram resgatados na tarde de quinta-feira (22), de residências nas Zonas Leste e Norte de Teresina.



De acordo com o delegado Emir Maia Martins, titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, os animais foram encontrados após denúncias anônimas. O primeiro animal foi localizado acorrentado, cercado de sujeira e larvas em uma casa localizada no bairro Parque Brasil, Zona Norte da capital.


“A cadela foi transferida para o Centro de Zoonoses, onde serão feitos os procedimentos médicos cabíveis e a perícia. Depois, ela será encaminhada para adoção”, contou o delegado.


O segundo cachorro foi encontrado em uma casa no bairro Parque Universitário. Ele também estava acorrentado e em um ambiente escuro, úmido e insalubre. O animal não possuía acesso a comida ou a água. Segundo o delegado, o proprietário da residência mudou-se para um apartamento e não levou o cão.


“O dono foi embora e vizinhos, incomodados com o choro do cachorro, nos telefonaram. Não apreendemos o cão. Os vizinhos não quiseram prestar depoimento por medo de represália do proprietário da casa e iremos investigar”, afirmou Emir.



O cachorro passará por exames para verificar se ele passou por algum tipo de violência. Se for comprovado, caracteriza-se o abandono e o dono será responsabilizado.


As denúncias envolvendo maus-tratos ou outros tipos de crimes contra animais podem ser feitas através do número 190, da Polícia Militar, e na Delegacia de Combate aos Crimes Ambientais, localizada na Avenida Raul Lopes, ao lado do Parque Potycabana, Zona Leste de Teresina.


Fonte: Portal G1 PI
Ilanna Serena*, estagiária sob a supervisão de Laura Moura.