Consumidor encontra objeto estranho em cerveja lacrada e MP-PI entra com ação contra cervejaria

Após testes realizados pelo Procon, foi verificado que o produto defeituoso é impróprio para o consumo humano.

Consumidores encontram objeto estranho no interior de cerveja e MP ingressa com ação contra cervejaria — Foto: Divulgação / MPPI


O Ministério Público do Piauí moveu uma ação civil pública contra uma cervejaria após consumidores da cidade de São João do Piauí, distante 466 km de Teresina, encontrarem um objeto estranho no interior de uma garrafa de cerveja. De acordo com a 2ª Promotoria de Justiça de São João do Piauí, após análise realizada, foi verificado que o produto estava impróprio para o consumo.


A cerveja de 600 ml, que estava lacrada, foi apreendida por fiscais. Após a realização de testes de qualidade, foi verificado que o produto estava inadequado para o consumo e poderia colocar em risco a saúde dos consumidores.


O Ministério Público notificou a empresa e cobra que uma multa no valor de R$ 200 mil seja paga por danos morais coletivos. Esse recurso deve ser repassado para o Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (FPDC).


"A comercialização de produto com objeto estranho é altamente reprovável, porque expõe a saúde dos consumidores a risco, em decorrência da contaminação dos gêneros alimentícios por micro-organismos", defende o promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa.


A empresa se manifestou e afirmou que preza pela qualidade e alegou que os produtos de sua fabricação passam por rígido controle de inspeção, o que não permitiria que produtos impróprios para consumo fossem comercializados.


Fonte: G1 PI
*Glayson Costa, estagiário sob supervisão de Maria Romero.