PRF realiza mais uma fase da operação de apreensão de animais no estado do Piauí





A PRF iniciou no dia 01/07/2019 mais uma fase da operação de apreensão de animais no estado. A ação conta com agentes da PRF e laçadores cedidos pela SETRAN. O trabalho está sendo desenvolvido na região norte do estado e compreende rodovias federais, estaduais e municipais em vários municípios mais precisamente entre os municípios de Piripiri/PI e Parnaíba/PI. Os animais apreendidos serão encaminhados a currais de Prefeituras conveniadas com a PRF e estarão a disposição dos Proprietários que deverão arcar com as despesas de estadia e transporte do animal além de multa.


Esse trabalho faz parte do Planejamento desenvolvido pela PRF visando a Operação Férias Escolares quando haverá um incremento na quantidade de veículos transitando nas Rodovias Federais durante todo o mês de Julho.





Somente no primeiro dia de operação 14(QUATORZE) animais foram recolhidos e encaminhados a currais de Prefeituras conveniadas onde aguardarão os seus proprietários.


A PRF conta com a participação de toda a sociedade no intuito de identificar os proprietários dos animais soltos para que sejam encaminhados ao Ministério Público para as providências cabíveis.


A PRF informa que o proprietário que deixa seu animal solto em vias públicas poderá responder pelo Art. 31 da Lei de Contravenções Penais - "Deixar em liberdade, confiar a guarda a pessoa inexperiente ou não guardar com a devida cautela animal perigoso." e pode responder civilmente no Art. 132 do Código Civil - "expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente."


Fonte: PRF