CAOS NO PIAUÍ: Elevadores do HGV apresentam problema e paciente tem de ser carregado, em maca, por escadas

De acordo com funcionário terceirizado da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), todos os elevadores do Hospital Getúlio Vargas (HGV) vêm apresentados problemas, constantemente, devido à falta de manutenção. Por isso, contou o denunciante, os pacientes estão sendo obrigados a usar as escadas para se deslocarem no prédio. A queixa foi compartilhada em grupo no WhatsApp.

Fachada do Hospital Getúlio Vargas, no Centro de Teresina (Foto: Governo do Estado)
Junto à reclamação o funcionário anexou vídeo que registra um paciente, em uma maca, sendo levado por vários funcionários, por escadaria, a uma repartição do hospital. Para descer parte dos degraus os servidores são obrigados a parar e manobrar a maca por conta do pouco espaço para passagem.

“Tivemos uma reunião no Getúlio Vargas nesta sexta-feira (27) e recolhemos essa informação com esse vídeo, feito para mostrar a dificuldade que os pacientes estão tendo em se locomover de andar para andar.”, afirmou o autor da denúncia em entrevista ao Portal AZ.

Foto: Reprodução/WhatsApp
A situação, garantiu o homem (que preferiu não se identificar), é consequência da falta de pagamento, por parte do governo do Estado, à empresa responsável pelo conserto dos elevadores.

“Olha aí o descaso que se encontra a saúde do Piauí. No hospital HGV, os pacientes têm que ser carregados pelas escadas aumentando seus traumas, porque todos os elevadores estão quebrados, e a empresa que faz a manutenção dos elevadores não os consertam porque o Estado está devendo e não paga. [o Estado] está devendo [até] os terceirizados”, escreveu ele em postagem feita no WhatsApp.

A assessoria do Getúlio Vargas confirmou que os elevadores apresentaram defeito, mas garantiu que o problema já foi resolvido ainda nesta sábado. O hospital esclareceu também que o paciente filmado estava de alta e que só foi transportado pelas escadas porque a pessoa que foi buscá-lo no hospital não quis esperar o conserto dos elevadores.

O denunciante rebateu o hospital e negou que o problema tenha sido resolvido: “É a justificativa deles. Isso não se confirma. Sempre têm desculpa pra tudo”.