PM do MA preso por matar policial na frente do filho fratura nariz e maxilar e depoimento é adiado



Policial militar foi encaminhado para hospital após prisão — Foto: José Marcelo/G1 PI


O policial militar Francisco Ribeiro dos Santos Filho, preso por matar o cabo Samuel de Sousa Borges na frente do filho após discussão de trânsito, não prestou depoimento nesta sexta-feira (1º) na Central de Flagrantes de Teresina. Segundo a defesa dele, o suspeito fraturou o nariz e o maxilar.


"Ele não falou nada, porque a situação em que ele se encontra, com nariz e maxilar quebrados, não têm condições de falar. O procedimento do flagrante foi feito. Neste sábado, ele será encaminhado para audiência de custódia e quando ele tiver condições de falar vai prestar depoimento para dizer o que aconteceu e o que motivou esse crime", explicou o advogado de defesa Francisco Silva.


Segundo o advogado, o policial deve prestar depoimento durante o período do inquérito, que dura 10 dias. Enquanto isso, ele ficará preso no presídio do Maranhão. Francisco Ribeiro dos Santos Filho é lotado no 11º Batalhão da Polícia Militar de Timon.


"Para preservar a integridade física dele e como envolveu um policial militar do Piauí, ele deve ficar em Timon", contou.



Advogado explicou que o policial deve prestar depoimento durante inquérito — Foto: José Marcelo/G1 PI


Samuel de Sousa Borges, do Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRone), foi baleado e morto próximo a uma escola na Zona Leste de Teresina, no início da tarde desta sexta- feira (1º). O suspeito foi espancado por populares, em seguida preso.


De acordo com o delegado geral Luccy Keiko, testemunhas contam ter visto os policiais discutindo no trânsito nas proximidades e depois seguiram de moto até a porta da escola, onde aconteceu o crime. O policial do Maranhão foi preso com uma pistola e um revólver 38, em situação irregular, porque não estava em seu nome.


O PM foi autuado em flagrante delito por homicídio qualificado e porte irregular de arma de fogo. Ele precisou de atendimento médico no hospital, devido as agressões sofridas.



Policial foi preso com uma pistola e um revólver 38 — Foto: Divulgação/PM-PI


Nota de pesar

O Comando da Polícia Militar do Piauí emitiu nota de pesar pela morte do cabo Samuel de Sousa Borges, de 30 anos, que trabalhava na Cavalaria. Confira na íntegra:


O Comandante Geral da Polícia Militar do Piauí se enluta com todos os policiais militares e familiares com o fim trágico de uma aparente discussão de trânsito que levou à morte o CB PMPI Samuel de Sousa Borges, vítima de disparo de arma de fogo, no início da tarde desta sexta-feira (1º).


Ingresso na Corporação em 2008 (CFSD), CB Borges, policial militar operacional, serviu vários anos no Batalhão Rone, onde prestou relevantes serviços à sociedade piauiense, e atualmente trabalhava na 4ª companhia do Batalhão de Guardas.


O corpo será velado na quadra do Batalhão Rone, bairro Matinha, em Teresina, a partir das 20h e sepultado amanhã às 10h no Cemitério São Judas Tadeu.


Nota Secretaria de Segurança do Maranhão
A Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA) informa que o soldado PM identificado como Francisco Ribeiro dos Santos Filho foi preso em flagrante, na manhã desta sexta-feira (1°), acusado de assassinar o cabo da Polícia Militar do Piauí, Samuel de Sousa Borges. O PM maranhense estava fora de serviço.


A SSP comunica que as circunstâncias do crime estão sendo investigadas pela Polícia Civil piauiense. O soldado da PM-MA segue sob a custódia das instituições policiais no Piauí.



*José Marcelo, estagiário sob supervisão de Catarina Costa
Fonte: G1/PI