Hoje aconteceu na Unidade Escolar Deputado Pinheiro Machado a formação de gestores da Secretaria Municipal de Educação

A Secretária de Educação e vice-prefeita Maninha esteve presente no evento.

Na ocasião foram trabalhados temas para a melhoria do funcionamento das escolas  municipais onde a Secretária reforçou que o foco principal do nosso trabalho é  a aprendizagem dos nossos alunos.

A formação foi conduzida pela equipe da SEDUC com participação dos gestores e coordenadores das ECA Municipais.

O que faz um gestor escolar?

Um gestor desempenha papel fundamental em sua empresa: através desse profissional é feito o gerenciamento e o planejamento da organização para que os objetivos dela sejam cumpridos.

Por esses motivos, o gestor deve conhecer profundamente o local em que trabalha para conseguir lidar de maneira satisfatória com todas as demandas diárias.

Para ter um bom desempenho, o gestor precisa ser um administrador por excelência, ter liderança, ser proativo, se comunicar bem com a equipe, ter humildade, dentre muitas outras características.

O gestor escolar é responsável por toda a unidade de ensino. Ele precisa estar atento ao estabelecimento e cumprimento de regras do local, gerenciamento, direcionamento de funcionários e criação de estratégias para que o ambiente tenha um bom nível de ensino e aprendizado.

Para fazer tudo isso funcionar, na elaboração do plano de ensino, o gestor tem que envolver o time pedagógico, que são os professores, coordenadores, entre outros, com os pais e responsáveis para que exista uma parceria entre todos.

Durante o ano letivo, o gestor escolar também faz o acompanhamento dos alunos para verificar se estão realmente aprendendo. Caso contrário, são feitas alterações na prática pedagógica.




fonte/fotos : Daniel Fossey