Saúde notifica 106 casos suspeitos de H1N1 no Piauí


Segundo a Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi), dois casos já foram confirmados por exames laboratoriais.

A Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi) atualizou nesta terça-feira (10), o relatório epidemiológico sobre os casos de Influenza A H1N1, registrando de janeiro até hoje, 106 casos suspeitos, sendo 10 deles provenientes de pacientes do Maranhão. Duas ocorrências já foram confirmadas por exames laboratoriais. Na semana passada, a Saúde notificou 74 casos suspeitos.

Imagem: Flávio Moura
Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi)

A Sesapi informou ainda, que do total de ocorrências notificadas, estão confirmadas 14 para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) não especificada, um caso de Adenovírus foi isolado e 89 aguardam resultados laboratoriais para encerramento.

As amostras coletadas desses pacientes estão sendo processadas no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. A Secretaria alerta para prevenção à doença, higienizando as mãos, principalmente antes de consumir alimentos, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, evitar compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.

Vacina

Mais de 304 mil pessoas foram vacinadas no Piauí, o equivalente ao percentual de 47% do público prioritário. Segundo a Sesapi, a meta para 2016 é vacinar 700 mil pessoas em todo o Estado.
BRUNA DIAS, DO GP1