Eita o bicho tá pegando lá no Cajueiro : Prefeita fecha 06 colégios

A câmara Municipal de Cajueiro da Praia realizou na tarde desta terça-feira(27), uma audiência pública para tratar do fechamento de 06 escolas municipais determinado pela Prefeita Vânia Ribeiro.

A audiência pública foi convocada pela Presidência da Câmara e contou com a presença dos vereadores Jairon Costa Carvalho, Leony Veras, Antonio Kleber, Luciano de Araújo, Danielle Monteiro e Raimundo Nonato de Brito, além da Secretária municipal de Educação, Isabel Cristina, das representantes do Sindicato dos funcionários públicos, Elivânia Damasceno e Dasdores Silva, do Juiz de Direito da Comarca, Wilmann Izac Ramos Santos e do Promotor de Justiça Galeo Aristóteles.


Na audiência compareceram os pais de alunos das comunidades prejudicadas pelo fechamento determinado pela Prefeita, que foram categóricos ao afirmar que não concordam com o fechamento das escolas e que não foram informados. Além disso, argumentam os moradores que a secretária de educação fez com que a população assinasse documento sem que tivessem noção do que se tratava e que não confiam no transporte dessas crianças para outras comunidades longe de suas casas;
A secretária de educação confirmou o fechamento das escolas e informou que visitou as comunidades e que tomou essa atitude de fechar os estabelecimentos de ensino pensando na melhoria do ensino já que as escolas possuem poucos alunos e que com remanejamento para outras escolas melhorará o ensino no município.


O sindicato dos funcionários públicos municipais afirmou que a secretária de educação fechou as escolas por simples capricho e que não há motivos para fechamento das escolas, pois existem recursos,professores suficientes e que o município forçou as pessoas a procurarem matriculas em outras escolas, já que não permite mais a matricula nas escolas das comunidades.


Os vereadores Leony veras, Luciano de Araújo e Jairon Carvalho se posicionaram no sentido de que seja revista a decisão da Prefeita municipal em fechar as escolas, tendo em vista que há recursos suficiente para manutenção, professores, funcionários administrativos e não se justifica o fechamento. Além disso, caso a prefeita mantenha a decisão de prejudicar a população a câmara municipal irá a justiça para resolver o problema. Ainda segundo o vereador Jairo Carvalho, o Ministério Público federal e o Ministério da educação já foi comunicado da decisão do Município de fechar as escolas.


Segundo vários pais de alunos das comunidades e de servidores presentes, não houve qualquer diálogo da secretaria de educação com a população e nem com os próprios servidores das escolas fechadas. O interessante de isso tudo é que a secretária de educação afirmou que não conhece bem algumas comunidades e nem mesmo os servidores e nem a comunidade escolar, quando se referiu às comunidades morada nova e tocos.


Ao final da audiência, o vereador Jairo Carvalho, que presidiu a audiência, informou que aguardará o posicionamento do Município sobre a questão e que sem em 02(dois) dias não houver qualquer solução, juntamente com a câmara, sindicato e população irá adotar outras medidas a fim de resguardar o direito da população.

fonte : Chanada Geral Parnaiba