Golfinho retorna ao mar após cuidados recebidos do projeto Biomade

Os técnicos do Projeto Biomade, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, com apoio dos pescadores da praia da Pedra do Sal realizaram a reintrodução do golfinho-cabeça-de-melão na manhã de domingo (21).



O animal encalhou na ultima quinta-feira (18) na praia do Sardim no município de Cajueiro da Praia e foi levado pelos técnicos para um local mais adequado, para receber cuidados veterinários. O golfinho foi monitorado durante dois dias de forma intensiva pela equipe, que além de ficar observando o comportamento do animal, prestou esclarecimentos para a comunidade sobre a ocorrência.



Este foi o primeiro registro de encalhe vivo da espécie em praias do litoral piauiense, mas segundo o Pescada, pescador da Pedra do Sal, “Já vimos golfinhos desse tipo aqui, quando estamos pescando, é comum ver eles passando”, relatou Seu Pescada.



Até o momento a reintrodução do golfinho foi considerada um sucesso. O projeto Biomade agradece aos parceiros do projeto Manati/Aquasis e aos pescadores que contribuíram para o sucesso dessa operação.



O golfinho-cabeça-de-melão (Peponocephala electra) é mais uma espécie que representa a Biodiversidade Marinha do Delta e protegida pelo projeto Biomade.






Coordenação de Comunicação Biomade
www.biomade.org.br