Biomade realiza capacitação para rendeiras do Delta


 A Cooperativa das Rendeiras do Delta no município de Ilha Grande reúne dez bordadeiras que trabalham diariamente no ofício da renda de bilro produzindo peças para o vestuário e decoração. Com o apoio do projeto Biomade patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental as artesãs estão participando de oficinas de designer.



O município de Ilha Grande, região do Delta do rio Parnaíba, localizado no território piauiense, é conhecido como um importante polo de confecção da renda de bilro, um artesanato tradicional passado de geração a geração.


Com a instrutora Adriana Carvalho os moldes de animais marinhos encontrados na região da Área de Proteção Ambiental do Delta (APA do Delta) ganham forma nas mãos das rendeiras. Cavalo-marinho, tartaruga marinha, peixe-boi, golfinho viram aplicações para peças diversas. “Agora com o projeto Biomade que está com a gente aqui, com as ideias que elas estão trazendo nós esperamos um bom retorno nas feiras que vamos participar” relata a rendeira Maria da Luz.


“A ideia é estimular o envolvimento comunitário e trabalhar a mensagem da conservação através do artesanato local, confeccionada na renda de Bilro” afirma Werlanne Magalhães, coordenadora técnica do projeto Biomade.



Atenciosamente,
Coordenação de Comunicação Biomade