Marisqueiras de Luis Correia estarão no Codevasf em Fortaleza

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) participa, de 6 a 8 de maio, do XVIII Seminário Nordestino de Pecuária – Pecnordeste 2014, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Com o tema “Pecuária: Segurança alimentar animal”, o evento contará com uma programação técnico-científica que inclui palestras, minicursos, oficinas, seminários, mesas redondas e painéis, além de exposição de cadeias produtivas a fim de estimular geração de negócios.




O estande da Codevasf destacará o apoio dado ao trabalho das marisqueiras de Luís Correia, no litoral piauiense, com veiculação de vídeo sobre o assunto. São 50 mulheres que trabalham com a pesca de marisco e de sururu e beneficiam seus produtos em uma unidade produtiva instalada pela Companhia na sede do município, o que tem possibilitado melhores condições de trabalho e impulsionado a atividade.


Além da unidade produtiva, a Codevasf entregou um veículo, equipamentos, materiais e insumos à Associação das Marisqueiras e Filetadeiras de Luís Correia, que reúne mulheres entre 26 e 60 anos. O investimento de quase R$ 130 mil foi feito por meio de destaque orçamentário da Secretaria de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura, do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).


“A Pecnordeste é uma excelente oportunidade para a Codevasf demonstrar suas ações de inclusão produtiva, que fazem parte do Plano Brasil Sem Miséria. Neste ano, nós vamos dar destaque ao caso de sucesso das marisqueiras de Luís Correia, onde a Companhia vem incentivando boas práticas de fabricação e, por fim, construiu e equipou uma unidade de beneficiamento. Temos um escritório em Parnaíba, com técnicos capacitados que dão todo o suporte necessário ao desenvolvimento da atividade”, explica a gerente de Desenvolvimento Territorial da Codevasf, Izabel Aragão.


"O impacto da ação da Codevasf sobre o trabalho das marisqueiras é muito grande. Com a estruturação da unidade de beneficiamento, essas mulheres estão ganhando qualidade de vida e isso reflete nas famílias e na comunidade”, completa o engenheiro de pesca e chefe do Escritório de Apoio Técnico de Parnaíba da Codevasf, Flávio Mizael.

fonte : cidade verde
edição : Blog Luis Correia