Tartaruga verde é reintroduzida ao mar com sucesso




 Na tarde do último domingo (02) a equipe do Projeto Biomade, patrocinado pela Petrobras, atendeu uma ocorrência na Praia da Pedra do Sal em Parnaíba (PI). Moradores da comunidade Pedra do Sal avistaram uma tartaruga da espécieChelonia mydas, conhecida popularmente como tartaruga-verde encalhada viva e tentaram devolvê-la ao mar, mas não conseguiram. Ao chegar à praia a equipe observou que a tartaruga não apresentava comportamentos normais para ser reintroduzida. Nesse caso, o animal foi levado para acompanhamentos clínicos.


Na tarde de segunda-feira (03) realizou a soltura com sucesso do animal na praia da Carnaubinha em Luís Correia (PI). Os procedimentos de soltura geralmente são realizados na praia da Carnaubinha, por apresentar águas calmas e piscinas naturais, condições propícias para uma reintrodução.


Mesmo entendendo que a comunidade realiza esse procedimento como uma tentativa de ajudar, às vezes pode comprometer a sobrevivência da tartaruga, o ideal é retira-la da água e deixa-la em descanso. Estas são as orientações repassadas pela equipe ao chegar ao local da ocorrência.



A equipe Biomade agradece a colaboração da comunidade que participou do processo de resgate e reforça o pedido de ligar para o Projeto Biomade em um encalhe ou avistagem. “Caso alguém encontre uma tartaruga viva na praia, o ideal é retira-la da água e deixa-la em descanso, de preferência na sombra ou refrescada, esse procedimento vai ajudar na reabilitação do animal.” relata a coordenadora de campo Edlayne Mendes.






Coordenação de Comunicação
Instituto Tartarugas do Delta - Projeto Biomade