Técnicos do Biomade atendem ocorrência de encalhe de baleia em Barroquinha (CE)

 Na manhã de quarta-feira (01) Pescadores localizaram na praia das Curimãs, localizada no município de Barroquinha (CE), próxima da conhecida praia de Bitupitá, o encalhe de um cachalote macho adulto com aproximadamente 16 metros de comprimentos. De acordo com relato de pescadores locais, o animal encalhou ainda vivo, mas momentos depois veio a óbito.


Os técnicos do Projeto Biomade, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, e da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis) do Ceará, também patrocinados pela Petrobras, foram acionados pela comunidade e responsáveis por órgãos federais na região da APA Delta do Parnaíba, iniciando uma série de ações conjuntas com o objetivo de coletar dados importantes sobre o animal, repassar informações para a comunidade local e curiosos em geral, bem como dar um destino adequado ao mesmo. 


Após o isolamento do local, em torno do imenso mamífero marinho, os biólogos solicitaram apoio do policiamento militar e Marinha do Brasil, que atenderam prontamente a ocorrência. Os biólogos verificaram as medidas biométricas e coletaram amostras de tecido e deram início a uma grande mobilização logística para remover o gigantesco animal da área de praia dando um destino mais apropriado à carcaça e segurança no que diz respeito à saúde pública para os moradores.

O procedimento de enterrar o animal o mais rápido possível deve ocorrer nesta sexta-feira. Há dois dias os técnicos estão articulando com o ICMBio, prefeitura de Barroquinha e a empresa Cortez Engenharia Ltda a liberação e transporte de uma máquina para realizar esse trabalho.


Uma das maiores preocupações da equipe Biomade e Aquasis é controlar a comunidade em geral para evitar o contato direto com o animal, pois pelo fato de ser um mamífero, pode transmitir doenças para os seres humanos.


Os técnicos do Projeto Biomade, realizado pelo Instituto Tartarugas do Delta, estão preocupados com o número crescente de encalhes de animais marinhos no litoral piauiense, cearense e maranhense, regiões onde atuam, e vêm trabalhando estratégias de conservação na região. "Acreditamos que fechando parcerias e acordos técnicos-cooperativos com excelentes Instituições, como fizemos com a Aquasis, podemos somar e dividir conhecimentos, realizando ótimos trabalhos em prol da pesquisa e conservação do meio ambiente" relata a coordenadora técnica Werlanne Magalhães. 
 

O projeto Biomade agradece a valiosa colaboração e empenho do vereador e representante do Conselho da APA Delta, David Alves, a Prefeita do Município, Teresinha Maria Cerqueira Lima Gomes e a Construtora Cortez Engenharia Ltda pelo apoio nessa operação.



Coordenação de Comunicação
Instituto Tartarugas do Delta - Projeto Biomade