Mais um apagão e mais desculpas furadas da concessionária de energia !!



Por volta das 15h deste domingo, dia 03, quando caiu uma leve garoa no litoral, o fornecimento de energia foi interrompido nas cidades de Buriti dos Lopes, Parnaíba e Luís Correia. A Eletrobras apresentou duas versões sobre a causa do apagão, a primeira relatando que tratava-se de uma forte descarga elétrica em um para-raios na subestaçăo localizada em Piripiri.

A outra versão apresentada pela concessionária de energia deu conta que a linha de transmissão afetada tinha origem na subestação em Parnaíba. A Eletrobras declarou ainda que uma equipe da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco - Chesf havia solucionado o problema às 20h40, o que na realidade não aconteceu.

A falta de energia nas cidades afetadas permaneceu por cerca de 12 horas, sendo totalmente restabelecida apenas na madrugada desta segunda-feira, dia 04, às 2h45. Depois disso a luz faltou novamente, porém apenas por cerca de dez minutos às 4h.

Durante todo este período, a luz oscilou por diversas vezes com fortes picos de energia oferecendo perigo para eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos. Na cidade de Parnaíba, em muitas dessas oscilações, a rede elétrica também foi afetada causando curto-circuitos em vários transformadores da rede de transmissão domiciliar.

O apagão afetou bastante o empresariado local, que usou as redes sociais para manifestar sua indignação com a situação de instabilidade no fornecimento de energia elétrica da região, muitos comerciantes tiveram que alugar geradores para não terem suas vendas comprometidas e outros simplesmente não puderam abrir seus estabelecimentos comerciais.

Francisco Brandão para o Proparnaiba.com