Transpote coletivo continua um caos em Parnaíba

Apesar do sofrimento popular, transporte coletivo continua um caos em Parnaíba

O Presidente da Cooperativa de Transporte Alternativo de Parnaíba, José Rodrigues, alertou para a problemática do transporte público na cidade parnaibana. Ele falou que depois de várias audiências realizadas com a PMP para debater o assunto, até o momento nada foi posto em prática.

Segundo o presidente, o acesso ao prefeito municipal é difícil e apesar das inúmeras tentativas, a cooperativa não conseguiu ser recebida pelo gestor do município que os cooperados possam expor suas sugestões e tomar conhecimento do planejamento municipal para o setor dos transportes coletivos em Parnaíba.

Para José Rodrigues, a cooperativa reconhece as falhas no transporte alternativo, sabe que não atende a demanda do município. Porém a responsabilidade de garantir o transporte de qualidade é do poder público, é o que assegura entrevistado.
Rodrigues diz que há 10 anos o transporte coletivo local funciona com muitas dificuldades. Mostrou que é impossível melhorar o sistema com a PMP comportando-se de forma extremamente omissa. Não existe planejamento, não fazem regras específicas, não se tem objetivos definidos, enfim, é preciso que sejam criadas as situações para o transporte possa melhorar para a população.


Na administração anterior, o prefeito José Hamilton publicou um edital para licitação de funcionamento de linhas de ônibus em Parnaíba. Tal edital foi embargado pela justiça por falta de clareza e de transparência. 

Pelo edital, os participantes eram obrigados a concorrer a lotes de linhas não especificadas. Elas seriam definidas posteriormente, o que é um absurdo. Claramente isso levou o poder judiciário a suspender a licitação.
Não se sabe, mas parece que essa suspensão era tudo que a PMP na época queria, pois mesmo tendo mais de 50 advogados na folha de pagamento, a PMP nunca solicitou o julgamento do mérito da liminar.


O atual prefeito também continua indiferente ao sofrimento do povo nas vans, verdadeiras ‘lata de sardinhas’ na hora do pico. Andar em van na cidade de Parnaíba é um grande tormento. Além do aperto, com o clima quente, aquecem mais que saunas.

Recentemente, por ocasião das manifestações em todo Brasil, os jovens organizaram-se e foram às ruas da cidade protestar dos preços e da qualidade do transporte público. Exigiram respeito à população, solicitando a substituição das vans por ônibus e mais rotas.


A PMP, com medo do barulho da juventude, prometeu resolver o problema. Acabadas as manifestações, o prefeito voltou ao seu estado natural de omissão e descaso administrativo.

 Não se sabe se é por indiferença ou pressionado por forças ocultas. E o povo? Continua andando no calorão e no aperto por conta do descaso com um dos mais drásticos problemas enfrentados diariamente pela população parnaibana.


Uma cidade com quase 150 mil habitantes. Não se admite a miopia governamental negar à população o acesso ao transporte público de qualidade, direito garantido na Constituição Federal, usurpado no município de Parnaíba.

A cooperativa está aguardando um posicionamento da prefeitura, mas pouco acredita em uma solução ainda esse ano, já que a administração municipal anda mais lenta que o movimento do bicho preguiça.


fonte : Portal do Junnior