Secretaria de Saúde de Luís Correia inicia campanha contra Polio e tem como objetivo alcançar mais de duas mil crianças

Neste sábado dia 08 de junho foi a abertura oficial da campanha de vacinação contra Pólio 2013. Segundo a secretária municipal de saúde Dra. Socorro Candeira o objetivo é vacinar cerca de 2.232  mil crianças em Luis Correia, o equivalente a 95% do público alvo.

A vacina será ofertada para crianças na faixa etária de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias .A secretária  lembrou também que a vacina estará  disponível em todas as unidades de Saúde da Família (USFs)  até o dia 21 de maio , quando a campanha

 As coordenadoras da campanha em Luís Correia, Dra jamille Rodrigues e Dra Jocileide Silva, apresentaram o resultado parcial da campanha neste sábado dia 8 , quando contabilizaram aproximadamente 837 doses aplicadas, o que representa aproximadamente 40% da meta do município. Segundo as técnicas da secretaria municipal de saúde este é um resultado excelente para o primeiro dia da campanha.

Durante a campanha as crianças receberão também a vitamina A e serão ofertadas  outras vacinas com o objetivo de atualizar  as demais vacinas do calendário oficial .

A secretária de saúde lembrou que o sucesso da campanha depende de esforços envolvendo os profissionais de saúde, a comunidade e a gestão municipal e que  os resultados iniciais demonstram o compromisso de todos com esta ação tão importante para a saúde pública de Luís Correia .

Não há contra indicações absolutas a administração da vacina oral poliomielite, evitando-se entretanto, a vacinação de crianças nas seguintes situações:  crianças portadoras de infecções agudas, com febre acima de 38ºC; crianças com hipersensibilidade conhecida a algum componente da vacina, a exemplo da Estreptomicina ou Eritromicina; crianças que, no passado, tenham apresentado qualquer reação anormal a esta vacina; crianças imunologicamente deficientes devido a tratamento com imunossupressores ou de outra forma adquirida ou com deficiência imunológica congênita; crianças com história de paralisia flácida associada à vacina, após dose anterior da vacina poliomielite oral.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave, causada e transmitida por um vírus (o poliovírus). A contaminação se dá principalmente por via oral. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A eficácia da vacina  é em torno de 90% a 95%, com a administração das três doses. Este é o 34º ano de campanha nacional de vacinação contra a pólio e o 24º ano sem a doença no país.