Codevasf promove capacitações para incrementar piscicultura no litoral do Piauí

Nutrição de peixes e organização administrativo-financeira de uma unidade de piscicultura.

Esses são os temas das capacitações que a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) promoverá neste mês de abril, em Luís Correia e Parnaíba, litoral do Piauí, para piscicultores, profissionais da área, estudantes e interessados no assunto. O objetivo dos treinamentos é contribuir para a melhoria da produção de pescado na região. A organização é do Escritório de Apoio Técnico da Codevasf em Parnaíba, em parceria com a Secretaria de Pesca e Aquicultura do município. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (86) 3322-3657 / 4034.


O curso "Arraçoamento – nutrição de peixes com boas práticas de manejo" será realizado no dia 05 de abril, das 8h30 às 12h, na sede da Associação de Moradores de Curral Velho, na zona rural de Luís Correia. No treinamento, os participantes terão diversas informações sobre a correta maneira de alimentar os peixes, como o uso da ração adequada, frequência e outros aspectos.


No dia 12 de abril, acontecerá o curso "Organização administrativo-financeira de unidade de piscicultura". O treinamento será das 8h30 às 12h30 na Estação de Piscicultura da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Parnaíba. O objetivo é proporcionar aos participantes informações sobre gestão das organizações sociais produtivas de piscicultura de forma a melhorar a organização dos recursos financeiros e sua destinação, bem como possibilitar melhor aproveitamento das pessoas e materiais envolvidos no processo produtivo.


De acordo com Rafson Varela dos Santos, chefe do Escritório de Apoio Técnico da Codevasf em Parnaíba, a realização dos treinamentos segue o planejamento da empresa para atender as demandas das instituições parceiras e produtores da região. "O primeiro curso visa atender a uma demanda de dezenas de piscicultores do município de Luís Correia, que são assistidos pela Secretaria de Pesca e Aquicultura do município. Já o segundo corresponde a uma outra demanda de vários produtores dos municípios de Parnaíba e Ilha Grande, além de estudantes, técnicos, profissionais e consultores da área", explica Santos. Ao longo do ano serão realizados pela Codevasf diversos minicursos, cursos e reuniões técnicas sobre pesca e aquicultura.


Atualmente, somente no Norte do Piauí, a Codevasf apoia diretamente 236 famílias de pescadores e pescadoras, marisqueiras, catadores de caranguejo e piscicultores familiares, com ações voltadas para a capacitação, gestão produtiva e econômica, comercialização, experimento de campo, entre outras.