Suspeito de atirar em prima de 15 de anos com espingarda é preso no Piauí



Ismaelda Silva, de 15 anos, foi morta com um tiro de espingarda, na tarde deste sábado (26) no Piauí — Foto: Reprodução


A Polícia Civil do Piauí prendeu, na segunda-feira (28), Pablo Henrique Oliveira Feitosa, de 18 anos, suspeito de atirar contra a própria prima, a adolescente Ismaelda Oliveira da Silva, de 15 anos, no último sábado (26), no município de Canto do Buriti, 400 km ao Sul de Teresina.




A prisão é preventiva e foi decretada pela Justiça do Piauí, a pedido da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher e aos Grupos Vulneráveis (DEAMGV) de Canto do Buriti.


O jovem se apresentou à delegacia na tarde de segunda-feira, quando o mandado foi cumprido. Ele deve passar por audiência de custódia em breve, para que um juiz possa verificar a legalidade da prisão (se ela foi feita dentro da lei, sem abusos ou irregularidades).


Audiência de custódia é um instrumento de controle judicial para evitar prisões arbitrárias, proteger os direitos humanos e garantir que o sistema de justiça penal atue de forma justa e proporcional.




Polícia investiga se disparo foi acidental ou intencional


A delegada titular da DEAMGV de Canto do Buriti, Amária Sousa, informou que ainda investiga se o disparo que matou Ismaelda Silva foi acidental ou intencional. “Aguardamos os laudos das perícias realizadas e o depoimento de uma testemunha que ainda não compareceu à delegacia”, afirmou.


Segundo a delegada, a arma pertencia ao avô da vítima e do suspeito. "Ele deverá responder pelo crime de posse irregular de arma de fogo", informou.




O crime

Ismaelda foi morta com um tiro de espingarda do tipo "bate-bucha", na tarde do último sábado (26). A adolescente morava com os avós e estava na casa quando Pablo Henrique apareceu com a arma, que pertencia ao avô deles e ficava em um dos cômodos da residência.


Ele teria tentado disparar primeiro na direção da própria mãe, mas a arma não atirou. Em seguida, quando a prima estava na mira, um disparo foi realizado.




Os familiares socorreram a adolescente e a levaram ao hospital, mas ela não resistiu ao ferimento e morreu antes de ser atendida. Em seguida, o suspeito deixou o local e só se apresentou à Polícia dois dias depois da morte da vítima.


Ao g1, a delegada Amária destacou que a DEAMGV aguarda os resultados da perícia realizada no local e na espingarda, além do exame necroscópico feito na vítima.


Delegada fala sobre prisão de suspeito de matar prima com um tiro de espingarda no Piauí




Fonte: Portal G1 PI