Operação Terra Prometida em Cajueiro da Praia/PI: PF desmantela esquema criminoso de grilagem





Nesta segunda-feira (13/11), a Polícia Federal lançou a Operação Terra Prometida para combater uma série de crimes ambientais e contra a União no município de Cajueiro da Praia/PI. A ação visa apurar delitos que incluem desmatamento, exploração ilegal de jazidas, queimadas, invasão e loteamento de terras pertencentes à União, estelionato, organização criminosa e abertura de associações para camuflar atividades de grilagem.





As investigações revelam que as invasões começaram em 2020, durante a pandemia, com destruição de cercas e estabelecimento de novos marcos territoriais sem o conhecimento da Secretaria de Patrimônio da União – SPU. Terras da União foram vendidas, casas de fachada foram erguidas, e pequenas plantações foram feitas para justificar a posse.


Os conflitos resultaram em ações de reintegração de posse e registros de Boletins de Ocorrência. Associações de moradores foram criadas para disfarçar invasões ilícitas, com moradores sendo incitados a cometer crimes em troca de promessas de obtenção de lotes de terras.



Dinheiro apreendido na operação


Mais de 150 Policiais Federais, incluindo o Comando de Operações Táticas da PF – COT, participaram da operação que cumpriu 24 mandados judiciais, incluindo 10 de prisão temporária, 13 de busca e apreensão, e um de reintegração de posse.


Os investigados podem responder por organização criminosa, invasão de terras da União, disposição de coisa alheia como própria, extração, lavra e pesquisa de minérios, usurpação de matéria-prima da União e loteamento ilegal, com penas que somam mais de 30 anos de reclusão.


Com informações do da PF/PI