Entrevista com BobZ : criação do Parque Estadual, a falta crônica de água, taxa de visitação e cajueiro-rei são os principais assuntos!!Confira na íntegra!
Ontem, o empresário BobZ, proprietário do BobZ Resort em Barrinha, Cajueiro da Praia, e presidente da Associação de Empresários e Empreendedores de Cajueiro da Praia - AEECP, concedeu uma entrevista para o programa Banca de Sapateiro, Rádio e tv Meio Norte, onde conversou sobre a criação do Parque Estadual de Cajueiro da Praia, a inoperância da adutora do Litoral, a cobrança da nova taxa para os turistas e o Cajueiro-rei.
Parque Estadual:
O Parque Estadual de Cajueiro da Praia já foi aprovado no papel e abrange a belíssima Praia do Itain e arredores. Ontem aconteceu uma reunião na base do IBAMA do Peixe-boi com a participação do Icmbio, Semar, Prefeitura de Cajueiro da Praia, Associação de Pescadores e moradores do entorno !
Segundo BobZ, a reunião foi muito proveitosa pois não adianta criar o parque no papel e não discutir com a população envolvida e autoridades o impacto social e abrangência territorial e demais regras ambientais que o Parque trará na prática.
Lei da Taxa:
Quanto a taxa do turismo, os empresários não concordam com a implantação da segunda taxa, que até já foi votada e aprovada, mesmo tendo partes redigidas com termos não técnico e artigos considerados ilegais.
A cobrança da taxa de hospedagem é aceita pelos empresários, porém a taxa de visitação, se torna incoerente, uma vez que o município não oferece infraestrutura estrutura básica para os turistas, principalmente na área da Saúde, onde o município não tem um hospital, sendo necessário o deslocamento para Parnaíba em casos mais graves.
Falta de água no município:
Outro grande problema que se alastra há anos no município de Cajueiro é a falta de água. A conclusão da Adutora do Litoral era vista como a solução desse problema porém, só se viu água nos primeiros meses do ano, no período das chuvas, depois disso a água aparece uns dias e some o resto do mês. No mês de julho, considerado alta temporada a água veio por apenas uma semana.
Para BobZ, o que parecia ser uma solução virou um problema maior, ainda mais para a população, que paga uma taxa de consumo de água sem ter água, e para os empresários, que voltaram a comprar água dos carros pipas para suprir a demanda do turismo.
Nem os representantes da agespisa sabem explicar o que está acontecendo. Os empresários, representados por BobZ, não querem apontar culpados, apenas pedem que se busque através de uma auditoria externa o real problema e que seja resolvido.
Cajueiro-rei
Já o Cajueiro-rei, outro assunto polêmico do município, onde o assunto fica sempre sem solução pois prefeitura joga pra estado que joga pra prefeitura, e não tem uma pessoa, ou órgão responsável para se poder cobrar a solução junto ao Guiness Book. E dessa quem mais uma vez perde com a inerência das autoridades é o Município de Cajueiro da Praia.
Por Daniel Fossey