Exposição com animais que morreram devido ao lixo nas praias visa conscientizar para a conservação no litoral do Piauí


Os animais passaram por um processo de taxidermia, em que após serem encontradas mortas passaram por um processo para conservar as partes do animal para estudos.

Tartarugas após processo de taxidermia são expostas em Museu do Mar, em Parnaíba, no Piauí — Foto: Reprodução/ Dalila Veras


O Museu do Mar Delta do Parnaíba apresenta a exposição ‘Conserv(ação), se não agora, quando?’ que visa a conscientização ambiental para a conservação das espécies marinhas do litoral do Piauí. Para reforçar o tema, foram expostos animais que morreram por conta do lixo jogado nas praias. Com entrada gratuita, a exposição ficará aberta ao público até o mês de junho.


“Muitas pessoas não têm consciência de como é importante e muitos não sabem o que fazer. Então dentro dessa exposição, a gente fala como agir se encontrar um ninho de tartaruga. Não é só a conscientização, é também a instrução de como tratar esse assunto, para que a gente possa proteger o máximo possível os animais”, explicou a supervisora do Museu, Andrea Dionísio.


Todo material apresentado na exposição é de responsabilidade do Instituto Tartarugas do Delta, entidade responsável pelo trabalho de conservação das espécies marinhas no litoral do Piauí.




Andrea ressaltou ainda que a conscientização vai além do cuidado com as espécies de tartarugas que vivem no litoral. O Piauí é o único do país onde foram encontradas todas as espécies de tartarugas marinhas registradas no Brasil, todas elas ameaçadas de extinção, porém, outros animais marinhos também vivem na região.


“É uma questão de proteção da biodiversidade. Até porque não é só tartaruga, nós temos também o boto, o peixe-boi, cavalos marinhos. A gente vai trabalhar toda essa parte de conscientização de como lidar com essa biodiversidade”, disse.




Ela explicou que pessoas de todas as idades são o público alvo da exposição, e que escolas interessadas precisam agendar previamente através do email museudomarphb@gmail.com para levar turmas.


Animais reais



Réplica em tamanho original de tartaruga morta no litoral do Piauí — Foto: Reprodução/ Dalila Veras


Bióloga responsável pelo Museu, Dalila Veras contou que as tartarugas expostas foram encontradas mortas devido à ação antrópica, ou seja, causa pelo ser humano. E que apesar da morte dos animais, é preciso de autorização tanto para o recolhimento quanto para o procedimento, que é realizado por um especialista na área.




"As pessoas não descartam corretamente o lixo, então vão à praia e deixam um saco plástico, um canudo, e até mesmo restos de materiais de pesca causam a morte desses animais. A técnica usada, a taxidermia, é o processo de reconstituição das características físicas desses animais para estudos científicos, essa metodologia é muito abordada para fins científicos exposições", explicou a bióloga.


Vida marinha no Piauí



Área demarcada onde se encontram ninhos catalogados no litoral do Piauí — Foto: Reprodução/ Acervo do Instituto Tartarugas do Delta.


O litoral do Piauí recebe visitas cinco das sete espécies de tartaruga marinhas que vivem no Brasil. Três delas têm as areias do estado como berçário, onde fazem centenas de ninhos todos os anos. As espécies são:


Tartaruga de pente
Tartaruga oliva
Tartaruga de couro (ou gigante)
Tartaruga verde
Tartaruga cabeçuda





Tartarugas marinhas voltando para o mar no litoral do Piauí — Foto: Reprodução/ Acervo do Instituto Tartarugas do Delta.


O litoral do Piauí está recortado geograficamente por estuários e efluentes do rio Parnaíba, o que deixa esse ambiente com áreas produtivas no ecossistema marinho.


O encontro dos rios com o mar faz a mistura de nutrientes, que vêm e vão com as marés trazendo esses elementos dos estuários e misturando com as águas costeiras.


Fonte: G1 PI