Detento idoso é espancado até a morte dentro de enfermaria de penitenciária em Picos



Foto: Reprodução


Um detento chamado José Roseno da Silva, de 75 anos, que estava preso na Penitenciária José de Deus Barros, em Picos no Sul do Piauí, foi espancado por outro interno e morreu no Hospital Justino Luz na manhã de sábado (17).

Segundo o diretor da penitenciária, Sinval Hipólito, José Roseno foi espancado por Francisco Ecílio da Silva, quando os dois estavam na enfermaria do presídio, na madrugada de quinta-feira (15). Francisco teria sofrido um surto psicótico e usado o suporte de soro para agredir a vítima.

José Roseno estava passando por um tratamento de saúde havia cerca de um mês na enfermaria da penitenciária. Já o suspeito havia ido ao Hospital Justino Luz na quarta-feira (14), e voltou de lá com uma medicação prescrita e orientação médica para ser levado para a enfermaria do presídio.

Durante a madrugada de quinta-feira (15), os guardas ouviram o barulho vindo da enfermaria, e ao chegar encontraram Ecílio agredindo José Roseno.

O idoso foi logo levado para o Hospital Justino Luz. Na manhã de sábado (17) ele faleceu.

Francisco Ecílio também foi para o hospital durante a manhã. Segundo o diretor, ele tinha ferimentos que foram causados por ele mesmo.

Para o diretor da penitenciária, Francisco agrediu a vítima durante um surto psicótico.


“ACREDITAMOS QUE FOI UM SURTO, PORQUE ELE [FRANCISCO] NÃO CONHECIA JOSE ROSENO. NÃO ESTAVAM NEM COM 24 HORAS QUE ESTAVAM JUNTOS NA ENFERMARIA. E FRANCISCO ECILIO ESTÁ AQUI HÁ MAIS DE 3 ANOS E NUNCA COMETEU NENHUM TIPO DE ATO INDISCIPLINADO”, RELATOU O DIRETOR SINVAL HIPÓLITO.

José Roseno foi sepultado no domingo (18), na sua cidade natal, Caridade do Piauí. O caso é investigado pela Polícia Civil de Picos.

Fonte: G1 PI