Nota de Esclarecimento – Furto de cabos em Luís Correia


A Equatorial Piauí esclarece que a interrupção do fornecimento da energia em parte do município de Luís Correia e zona rural do município de Cajueiro da Praia na madrugada de hoje (24), ocorreu em função do furto de cabos, que tem sido frequentes nos municípios e nas cidades próximas. 


As autoridades policiais já foram notificadas sobre o ocorrido por meio de boletim de ocorrência registrado pela Distribuidora nesta manhã, e atuam na investigação para identificar e prender os responsáveis pela prática criminosa. 


Foram furtados quase 1.000 metros de cabos e danificados três postes principais, que precisaram ser substituídos durante a madrugada para que o fornecimento fosse restabelecido. A interrupção se deu das 1h20 às 4h56, com impacto para 3.512 clientes. As equipes seguem trabalhando durante esta quinta-feira fazendo manutenções corretivas, instalando postes e cabos e realizando o nivelamento das estruturas.


Reiteramos o compromisso com os nossos clientes, e por isso, desde que tivemos conhecimento do incidente, nossas equipes de manutenção pesada atuaram em força-tarefa no local a fim de recompor a rede o mais breve possível.


*Ocorrências com furtos de Cabos*


Em todo o ano de 2021, a Equatorial Piauí registrou 1.333 ocorrências com furto de cabos, envolvendo Subestações (cabos de controle ou aterramento), alimentadores e clientes individuais (ramal). Os cinco municípios com mais casos registrados são Teresina (729), Parnaíba (239), Picos (77), Luís Correia (60) e Barras (22). 


A empresa reforça que atua em parceria com a Secretaria de Segurança Pública para coibir a prática criminosa, inclusive investigando receptadores. Além da interrupção do fornecimento, o furto de cabos causa impactos financeiros e sociais, já que o investimento para substituir os condutores e restabelecer o fornecimento, poderia ser investido em benefícios para a população com ações de melhoria na rede. 


*Assessoria de Imprensa da Equatorial Piauí*