PRF apreende cerca de 16,34 m³de madeira sendo transportada ilegalmente no Piauí




A madeira que sairia do Piauí e teria como destino a cidade de Matuípe/BA, estava desacompanhada de documentação ambiental válida. Esse volume de madeira equivale a dimensão de um campo de futebol em área desmatada em região de caatinga.


Policiais Rodoviários Federais realizaram na tarde de ontem (10), a apreensão de 16,34 m³ de madeira que estava sem a devida documentação ambiental válida. A ação aconteceu na cidade de Piripiri/PI na BR 343.





Os policiais estavam realizando fiscalização de rotina, quando abordaram um veículo de carga VW/24.250 CNC 6X2 conduzido por um homem de 63 anos. Ao fazerem as devidas verificações, foi detectado que a documentação apresentada pelo caminhoneiro continha inconsistências e, portanto, a carga de madeira estava desacompanhada de documentos ambientais e fiscais.


A carga, em teoria, proveniente de Caxingó/PI tinha como destino a cidade Matuípe/BA. Os policiais verificaram que a carga não era beneficiada com a documentação ambiental válida. O homem foi enquadrado no Art. 46 da Lei Nº 9.605/98 de crimes ambientais.



A carga de madeira e o veículo foram encaminhados ao IBAMA, para os procedimentos cabíveis. O condutor se comprometeu a comparecer em audiência judicial na comarca da cidade de Piripiri/PI para prestar esclarecimentos da prática delituosa. Além disso, será feita a apuração pelo Ministério Público Estadual de possível envolvimento da empresa emissora dos documentos apresentados e do proprietário da carga e do veículo.


Somente este ano, a PRF no Piauí já apreendeu 803,49 m³ de madeira ilegal, além disso 44 pessoas foram detidas por crimes ambientais diversos.


PRF - PI