Outubro Rosa Pet no Ponto das Rações

 


O câncer de mama, doença alvo da campanha Outubro Rosa, não é uma exclusividade dos humanos. Cães e gatos também são acometidos por essa enfermidade. Por isso, a conscientização proposta pela campanha se estende para os tutores de animais de estimação. Hoje sabemos da importância do diagnóstico precoce para o tratamento e cura do câncer de mama, que é o segundo tipo mais prevalente entre mulheres do mundo inteiro. Nos animais domésticos, a prevalência dessa doença está aumentando consideravelmente, o que reforça a necessidade de falarmos sobre esse assunto.


A visita periódica ao médico veterinário é de extrema importância, pois o diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso no tratamento. O veterinário é o único profissional que pode examinar e diagnosticar a presença de problemas relacionados à doença de forma adiantada, e indicar o melhor tratamento para o seu cãozinho ou gatinho.


A castração precoce é uma forma eficaz de prevenir tumores mamários. Em casa, deve ser feita uma palpação minuciosa das glândulas mamárias, mensalmente, em busca de caroços, dores à palpação ou presença de secreções nas mamas. Palpação da região axilar e inguinal também ajuda a perceber alterações nos linfonodos. Em qualquer alteração percebida, uma visita ao médico veterinário se faz necessária.


Prevenção é um ato de amor. Proteja quem você ama! 💗