PI: condenado por estuprar e engravidar enteada é preso 16 anos após o crime

Homem estava foragido desde 2007, quando um mandado de prisão foi expedido pela Vara Única de Esperantina, município onde ocorreu o crime.

Homem foi preso acusado de estupro — Foto: Walter Paparazzo/G1


Um idoso de 62 anos, identificado como José Leônidas da Silva, foi preso por estupro na tarde de terça-feira (6), na Zona Leste de Teresina. A vítima tinha 12 anos, era enteada do homem e engravidou como consequência dos estupros. Ele foi condenado, preso e não pode mais recorrer da decisão.



De acordo com a decisão, proferida pelo juiz Ulysses Gonçalves da Silva, os crimes aconteceram em 2005 e, em 2007, um mandado de prisão foi expedido contra ele. Portanto, ele estava foragido havia 14 anos. O mandado foi pela Vara Única de Esperantina, município onde ocorreram as violências.


Segundo o chefe de investigação do 3º Distrito Policial, Hilton Barbosa, a Força Tática da Polícia Militar de Teresina recebeu uma denúncia de que o foragido participaria de uma audiência por videoconferência em um escritório de advocacia na capital. Na saída do local, por volta das 15h20, o homem foi preso.


“Existia o mandado de prisão, com validade até 2030. Ao receber a informação de que o acusado estaria na capital, policiais foram até o local e fizeram a prisão”, informou o investigador.



Conforme o chefe de investigação, o idoso foi conduzido para a Central de Flagrantes de Teresina e, em seguida, deve ser encaminhado para um presídio do estado, onde deverá cumprir pena pelo crime.


A condenação aconteceu em 2014 e, segundo processo disponível no site do Tribunal de Justiça, o processo já transitou em julgado, ou seja, o homem não pode mais recorrer da decisão. Ele deverá cumprir 13 anos de reclusão pelo crime.


Fonte: Portal G1 PI
*Estagiária sob supervisão de Maria Romero.