Operação contra furto de energia prende empresários em Parnaíba, no litoral do Piauí

Os criminosos foram conduzidos à Central de Flagrantes do município e poderão responder pelo crime de estelionato, cuja pena varia de 2 a 5 anos de reclusão.

Central de Flagrantes de Parnaíba — Foto: Kairo Amaral/ TV Clube


Três homens foram presos em flagrante durante uma operação da Polícia Civil de combate ao furto de energia elétrica em Parnaíba, no litoral do Piauí. A ação contou com o apoio da Equatorial Piauí e foi realizada após denúncias anônimas, na quinta-feira (29) e nesta sexta (30).



Segundo a Polícia Civil, a operação objetiva fiscalizar e reduzir manipulações em medidores de energia. As práticas, popularmente conhecidas como “gato”, desviam eletricidade da rede ou interrompem sua medição de forma irregular.


De acordo com o delegado João Rodrigo Luna, dois dos três criminosos são empresários e aplicavam o golpe em suas empresas. O terceiro homem fraudava valores em sua casa.


“Eles utilizavam um equipamento moderno, semelhante a um controle remoto de portão elétrico. Nunca tínhamos visto antes. Havia um botão para interromper a contagem do medidor de energia, o que fazia com que pagassem muito mais barato pelo serviço que utilizavam, já que estamos falando de empresas e uma residência de alto padrão”, informou o delegado.



Os criminosos, identificados pelas iniciais F.H.M.P.J., A.P.A.N. e J.A.F.N. foram conduzidos à Central de Flagrantes de Parnaíba e poderão responder pelo crime de estelionato, cuja pena varia de um a cinco anos de reclusão.


"Um dos suspeitos também foi autuado pelo crime de posse irregular de arma de fogo de uso permitido. A intenção da Polícia Civil é seguir com essa fiscalização e combater o furto de energia, que causa grande prejuízo à empresa prestadora do serviço e, consequentemente, à população, que paga as contas", completou o delegado.


Fonte: Portal 180
*Estagiária sob supervisão de Maria Romero