Dicas do Ponto das Rações : Pelagem Branca: Quais os principais cuidados ?

 


Você sabia que o cachorro  e gato de pelo branco precisa de mais cuidados que os demais?


Alguns cachorros e gatos de pelagem branca são albinos e sofrem com a incidência de luz do sol na pele podendo sofrer com problemas futuros, por isso cães e gatos com pelagem branca têm que tomar mais cuidado no verão.


Geralmente as áreas que mais sofrem são as pontas das orelhas, bordas dos olhos e ao redor do nariz. São áreas com menor proteção pois tem menos pelos e o sol atinge mais diretamente a pele.


Cães e gatos adoram tomar banho de sol e no verão, e nessa época,  a incidência de raios ultravioleta é potencializada, por isso devemos tomar mais cuidado principalmente em cães e gatos com a pelagem branca.


O problema vai aparecendo com a idade, onde pequenas feridas e crostas começam a surgir.  Geralmente é um câncer de pele, um carcinoma, e muitas vezes somente radioterapia ou cirurgia conseguirão tratar o problema na fase inicial.


Para prevenir o carcinoma de pele em animais albinos de pelagem branca o ideal é aplicar diariamente protetor solar nestas áreas acima mencionadas (orelhas, ao redor dos olhos e parte de cima do focinho ao redor do nariz).


Animais albinos tem pele cor de rosa (orelhas), nariz muitas vezes não é preto, mas marrom claro, as almofadinhas das patas são brancas em vez de pretas e as pálpebras rosas.


Agora qualquer cão ou gato com pelagem branca e rala nas orelhas deve usar protetor solar no verão.


No caso de notar alguma ferida numa destas áreas acima mencionadas procure rapidamente um veterinário.