Dicas do Ponto das Rações : cachorro pode comer chocolate ?



Muita gente se pergunta se cachorro pode comer chocolate, mas, ao contrário do que se imagina, o chocolate é tóxico. Por isso, cachorro não pode comer chocolate de maneira nenhuma! Inclusive, a intoxicação em cães pelo alimento continua sendo um problema. 

Por que chocolate é tóxico?
O chocolate é um produto feito a partir dos grãos de cacau (Theobroma cacao), que contém dois ingredientes potencialmente letais para os cachorros: teobromina e cafeína.

Existem de 1 a 9 miligramas de teobromina por grama de chocolate, com níveis mais altos nos chocolates mais escuros. Portanto, quanto mais cacau tiver o produto, mais tóxico é aos cães.

Apesar de todo cuidado, e, mesmo sabendo que chocolate faz mal para cachorro, acontece de o pet achar pedaços pela casa ou até mesmo em lugares escondidos. Nesse caso, é possível perceber que o cão ingeriu o alimento a partir de alguns sintomas, como inquietação e hiperatividade.

Além da hiperatividade, outros sintomas, como vômitos, diarreia, tremores musculares e hipertermia (alta temperatura corporal), podem ocorrer em níveis tóxicos.