Homem morre em luta de boxe ao levar golpes na cabeça em Teresina

A organização do evento explicou ao Meionorte.com que o evento não era clandestino. No entanto, pelo Decreto nº 19.582, de 18 de abril de 2021, é proibido qualquer tipo de evento, desde espaços públicos ou privados, que promovam aglomerações.


Um homem identificado como Jonas de Andrade Carvalho Filho, de 34 anos, morreu durante uma luta de boxe na noite deste sábado (24) na Academia Fundo de Quintal, no bairro Itaperu, zona Norte de Teresina. O lutador sofreu vários golpes na região da cabeça e veio a óbito após sofrer uma parada cardíaca no hospital do Buenos Aires.

A organização do evento conversou com exclusividade com o Meionorte.com e explicou que o evento não era clandestino. Além disso, no momento estavam presentes árbitros e paramédicos para caso ocorresse algum incidente, como aconteceu. No entanto, pelo Decreto nº 19.582, de 18 de abril de 2021, vigente desde a última segunda-feira (19) até este domingo, é proibido qualquer tipo de evento, desde espaços públicos ou privados, que promovam aglomerações.

Homem morre durante luta de boxe na zona Norte de Teresina (Foto: Reprodução)

“Tinha os árbitros, paramédicos, e uma equipe de apoio ao evento. Foi uma apresentação para mostrar e fazer um planejamento para um evento que venha a surgir depois desse aqui. Foi um evento de divulgação para outros eventos. Disseram que era clandestino, porque o cenário era rústico, mas tinha paramédicos. Mas a visão do evento seria rústica”, explicou.

A reportagem obteve acesso às imagens do momento em que o lutador é atendido ainda no ringue e é levado às pressas ao hospital. Pelos vídeos é possível perceber uma aglomeração no local, em detrimento aos protocolos sanitários previstos contra a Covid-19. A organização explicou que choveu durante a luta e muitas pessoas precisaram se abrigar e um local mais fechado perto do ringue.
 


“Na hora da filmagem, teve uma chuva e o espaço é aberto. As pessoas que estavam na chuva entraram todos para a parte fechada. Na realidade não tinha muita gente” completa.

Em relação a Jonas de Andrade, a fonte disse ainda que ele foi atendido ainda na luta pelos paramédicos que estava lá. “Eles fizeram os primeiros socorros, levaram ele ao hospital e ele teve um parada cardíaca e veio a óbito”, finaliza. Jonas era segurança e micro empreendedor individual , além de lutador de boxe. Ele era morador do Residencial Júlia Almeida, na cidade de Timon, no Maranhão.