Secretária Adalgisa destaca bons resultados do Centro POP no atendimento à população em situação de Rua em Parnaíba


Adalgisa de Carvalho de Moraes Sousa


Voltado ao atendimento especializado à população em situação de Rua, o Centro POP faz parte das ações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEDESC), e conta com o atendimento de profissionais de várias especialidades: assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais. Uma das suas principais atividades é garantir segurança alimentar a moradores de Rua e pessoas em situação de vulnerabilidade. No espaço, que funciona na Rua Duque de Caxias, 614, são servidas quase cem refeições diárias, incluindo café da manhã, almoço e janta. Os beneficiados do projeto social recebem na sexta-feira os kits de alimentação para o período de final de semana, quando o local fica fechado.



Instalações do Centro Pop


A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Adalgisa de Carvalho Moraes Souza, informa que o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua é um serviço da maior importância e existe em todo o Brasil, com o objetivo de resgatar direitos violados, fazer encaminhamento para a utilização de outros serviços públicos, quer seja na saúde ou em qualquer secretaria onde os usuários tenham necessidade. A gestora também destaca que o Centro POP trata-se de um espaço de acolhimento com a finalidade de assegurar a reinserção social da população atendida.



Atendimento individual e especializado


“Temos conseguido um bom resultado com o importante trabalho do Centro Pop em Parnaíba. No ano de 2020 foram realizados 1.736 atendimentos, com 818 escutas e orientações, 497 encaminhamentos para atendimentos médicos e odontológicos (o que incluiu marcação de consultas, exames, recebimento de medicação, vacinas). Também foram feitos 180 acessos à documentação (Certidão de nascimento, 2ª via do RG, CPF, título de eleitor, inclusão no Cadastro Único, Programa Bolsa Família, passes livres à pessoa com deficiência e à pessoa idosa, entre outros serviços). O Centro POP conta com o apoio da Guarda Civil Municipal, que garante a segurança e o bom funcionamento das atividades no local”, disse.


Adalgisa Carvalho Moraes Souza ressalta que a população em situação de Rua precisa do apoio governamental para ter sua dignidade assegurada. “Resgatamos os vínculos rompidos com a família, e a equipe do Centro Pop se esforça para que os usuários voltem a conviver com seus parentes. Os assistentes sociais mantêm constantes diálogos com pais, filhos, netos, irmãos e parentes mais próximos dos beneficiados do Centro POP. Isso ajuda muito na inclusão familiar, porque esses cidadãos passam a ser aceitos novamente. Para os que precisam de tratamento terapêutico, por conta de problema com dependência química, os profissionais da SEDESC fazem o encaminhamento para locais adequados”, comenta.



Guarda Civil no apoio ao Centro Pop

Refeições servidas diariamente no Centro Pop


Com funcionamento nos dois turnos e seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19, o Centro POP de Parnaíba é coordenado por Luiz Carlos Brito Aragão Filho.


Ascom/PMP
Fotos: Ribamar Aragão