Professor lança livro sobre Comunicação e COVID-19 no Piauí

 


Livro faz parte de projeto de pesquisa sobre o poder da Comunicação em trazer reflexões sociais e também sobre a importância dos profissionais da linha de frente da pandemia

Quem cuida de quem cuida? Foi essa pergunta que motivou desde o início da pandemia um grupo de pesquisadores dos cursos de Jornalismo da UESPI – Universidade Estadual do Piauí (campus de Picos e de Teresina) a trazerem respostas sobre as questões pandêmicas no estado. Uma das primeiras respostas práticas é o mais novo livro do professor Orlando Berti, “Quem cuida de quem cuida? O Instagram e a rede de solidariedade e informação no combate à Covid-19 no Piauí”, publicado pela EdUESPI.

O livro foi vencedor de edital de incentivo de publicações feito pela FAPEPI – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí. Conta com cinco capítulos falando sobre os novos normais comunicacionais; a importância das redes de solidariedade e informação nesse período em que o cuidar e o cuidar das pessoas que cuidam é um ato quase obrigatório; do poder do Instagram, que é uma redes mais utilizadas para propagar discussões e debates sobre o combate e conscientização da pandemia e retrata como foi realizado por meio dessa rede do cuidar a valorização e reflexão de ações de combate à pandemia em todo o Piauí.

“A gente precisava dar uma resposta rápida, pois a pandemia, no início deste ano, pegou todos nós de surpresa. Mas não poderíamos ficar parados entre os nossos isolamentos. Muitos profissionais da saúde, dos serviços essenciais, inclusive da imprensa, não pararam. Quem estava olhando por essas pessoas”, indagou o professor Orlando Berti, que escreveu outros dois livros e organizou mais dois, todos frutos de pesquisas e atuações de seus trabalhos na Universidade Estadual do Piauí.



O professor, pesquisador e escritor disse que este é um dos três livros originários de uma pesquisa que foi contemplada em outro edital da FAPEPI no mês de abril deste ano. “Nossa equipe, composta pelo professor Evandro Alberto (também vice-reitor da UESPI) e pela formanda em Jornalismo da UESPI, Yasmim Cunha, não parou. Notamos a convergência de vários trabalhos de instituições públicas e privadas em prol de conscientizar sobre a COVID, bem como de darem atenção às pessoas que estavam e estão na linha de frente e em tratamento. Se puder dar uma grande resposta e resumo do livro é que há muita gente aqui no Piauí pensando no próximo”, comemorou Orlando Berti.

Como o livro foi subsidiado em partes por edital público o professor disse que a obra está disponível para envio para pessoas de todo o Brasil e quem quiser adquirir o livro só precisa pagar as despesas de envio, que giram em torno de R$ 25. “Precisamos compartilhar conhecimento e ajudarmos a refletir sobre a pandemia, principalmente agora que estamos com notícias da possibilidade de segunda onda”, refletiu o professor Berti.

“Este livro é muito importante por trazer reflexões no campo da saúde, no campo da comunicação, no campo social. É praticamente uma leitura obrigatória a todas e todos que pesquisam ou têm interesse em boas práticas sobre a COVID-19”, elogiou o professor Evandro Alberto de Sousa, vice-reitor da UESPI.

Pedidos de envio do livro podem ser feitos pelo Whatsapp do professor Berti (86) 9 8183 5252.



SERVIÇO

LIVRO: Quem cuida de quem cuida? O Instagram e a rede de solidariedade e informação no combate à Covid-19 no Piauí

AUTOR: Orlando Maurício de Carvalho Berti

EDITORA e ANO: EdUESPI, 2020

COMO CONSEGUIR SEU EXEMPLAR? Nas principais livrarias de Teresina ou pelo Whatsapp (86) 9 8183 5252. Valor é para pagar as despesas de envio pelos Correios.