PI: PM do Maranhão acusado de matar policial do Piauí diante do filho é preso por duplo homicídio

Francisco Ribeiro dos Santos é acusado de quatro homicídios em Teresina. Os crimes são investigados pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Policial militar do Maranhão Francisco Ribeiro dos Santos Filho — Foto: Divulgação/PM


O policial Francisco Ribeiro dos Santos, da Polícia Militar do Maranhão, voltou a ser preso nessa quarta-feira (4) suspeito de duplo homicídio ocorrido no bairro Pedra Mole, Zona Leste de Teresina. Segundo o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), ele é acusado da morte de um policial do Piauí na frente do filho e mais três assassinatos em Teresina.


De acordo coma denúncia feita pelo Ministério Público, com base no inquérito policial, o cabo Francisco Ribeiro dos Santos seria o autor dos homicídios contra Pedro Henrique de Sousa Florêncio da Silva e Diego Armando Alves do Nascimento. As vítimas foram mortas quando voltavam de uma padaria no residencial HBB.


O mandado de prisão preventiva foi assinada pelo juiz Danilo Melo de Sousa, 1ª Vara do Tribunal Popular do Júri. Na decisão, o magistrado justificou que o pedido tem como garantia da ordem pública e conveniência da instrução criminal.


"Ele será encaminhado para o presídio da Polícia Militar do Maranhão, em São Luís, onde ficará à disposição do juiz da 1ª Vara do Júri Popular da comarca de Teresina", explicou o delegado Francisco Costa, o Barêtta, coordenador da DHPP.


Desde que foi solto em outubro de 2019, após relaxamento da prisão pela morte do policial militar do Piauí, o cabo Francisco Ribeiro dos Santos estava lotado no setor administrativo da Polícia Militar de Timon, no Maranhão.


Investigação



Delegado Baretta explicou detalhes da investigação — Foto: Foto: José Marcelo/ G1 PI


Segundo o delegado Barêtta, o cabo é acusado de matar o policial militar do Piauí e mais três pessoas em Teresina. Além disso, Francisco Ribeiro dos Santos Filho teria usado a mesma arma nos quatro crimes.


“Quando a arma dele foi apreendida após a morte do cabo Samuel, o teste de balística mostrou que ela havia sido utilizada em outros três homicídios. Ele confessou duas mortes, mas nega um dos crimes”, informou Barêtta, coordenador do DHPP.


A primeira morte aconteceu no dia 16 de agosto. Felipe da Silva Araújo, de 30 anos, foi assassinado com três tiros após ter sido perseguido. "O acusado nega a autoria desse crime, diz que sua arma tinha sido roubada, mas não registrou queixa”, afirmou Barêtta.


O policial militar maranhense também é acusado de matar Pedro Henrique de Sousa Florêncio, de 20 anos e Diego Armando Alves do Nascimento, de 16 anos, no dia 6 de dezembro de 2018. Ao DHPP, Francisco Ribeiro Filho disse que matou as vítimas porque elas tentaram roubar sua moto.


Francisco Ribeiro é acusado da morte do policial militar Samuel de Sousa Borges, morte na frente do filho após uma discussão na Zona Leste de Teresina, em fevereiro do ano passado. O cabo do Maranhão chegou a ser preso, mas foi solto em outubro e será julgado no Tribunal do Júri.


Fonte: G1 PI