Hoje vamos falar de Erliquiose Canina ou Doença do Carrapato!! Consultório Veterinário Ponto das Rações


Alguns tutores não dão muita importância quando o cão está parasitado por carrapatos porque acreditam que, na pior das hipóteses, o pet pode ter uma reação alérgica e passar a se coçar. Mas eles estão muito enganados. Conheça agora a erliquiose canina, uma doença muito séria!

Mais conhecida como doença do carrapato, é uma das muitas enfermidades transmitidas por esse tipo de ectoparasita que, a exemplo de pulgas e pernilongos, se reproduz com mais facilidade nas estações mais quentes do ano.

A doença é causada por uma bactéria, a Ehrlichia, transmitida pelo Rhipicephalus sanguineus, o famoso carrapato marrom. O carrapato se contamina quando pica um animal parasitado e, ao picar um segundo cão, transmite a doença.

Como prevenir a erliquiose canina


Não existe vacina contra a erliquiose. A melhor prevenção é o combate aos carrapatos, com algumas medidas:


  • Aposte no uso de produtos que acabem com pulgas e carrapatos, mantendo atenção ao porte do animal e à validade do fármaco;
  • Periodicamente, dedetize os ambientes por onde o pet circula com produtos específicos para dar fim às pulgas e aos carrapatos,
  • Redobre a atenção no verão ou ao viajar e, de preferência, faça uso de mais de um produto contra ectoparasitas (uma boa opção é associar pipeta e coleira, por exemplo),
  • Dê sempre uma olhada na pele do cachorro em busca de pulgas e de carrapatos, sobretudo nas orelhas, entre os dedos e no pescoço.

Aqui no Consultório Veterinário Ponto das Rações você encontra muitas opções de produtos para controle de ectoparasitas. Converse com o veterinário do seu companheiro de quatro patas e adquira os produtos receitados por um preço muito especial! Aproveite!