Virose da mosca: médico alerta para aumento de casos no período chuvoso


As chuvas intensas, características desse período no Piauí, trazem consigo a proliferação de muitos insetos, principalmente moscas e mosquitos. São eles os vetores de diversos tipos de doenças, que tendem a fazer mais vítimas nesta época do ano. Diante desse quadro, o médico Arilton Fontenele Lima, do Hapvida, faz um alerta para a população, principalmente no que diz respeito à prevenção de tais problemas. “Definitivamente (as viroses crescem), nesse período de chuva, primeiro, porque não temos um saneamento básico adequado, não só aqui no Estado, mas no país como um todo, além disso, é o período em que as moscas tendem a causar essa maior propagação de infecções. As principais viroses pela mosca são gastrointestinais, então sempre temos que ficar atentos”, disse.

Quando a mosca pousa no alimento que ela transmite diversas bactérias, fungos e vírus, aumentando ainda mais os casos da doença. Os sintomas podem ser febre, dor no corpo, desconforto abdominal, diarreia, coriza, moleza e ardência nos olhos. Em casos de infecções virais, os sintomas são mais brandos e costumam desaparecer em cinco dias. Já as infecções causadas por bactérias são mais severas, a febre e a diarréia costumam ser mais intensas. Nesse sentido, o médico do Hapvida Saúde aponta que as pessoas em grupo de riscos estão mais suscetíveis a problemas mais graves. “Crianças menores de dois anos, os idosos, principalmente maiores de 60 anos, pessoas com mais de 50 anos com pressão alta, ou pessoas soropositivas, ou seja, esses grupos possuem a tendência de ter infecções mais graves”, revela.

Além dos cuidados com a higiene, o especialista destaca ainda a necessidade de algumas medidas para combater a infecção, de modo que o tratamento é basicamente sintomático: hidratação, alimentação mais balanceada, repouso. Na maioria dos casos, não há necessidade de intervenção médica. Mas nos casos mais severos é necessário procurar um centro de saúde de referência para ser atendido por um profissional. “Deve-se beber muita água. Damos preferência que um terço de líquido ingerido seja água ou soro de reidratação oral, o restante pode ser chás, sucos. Evitar leite, manteiga, iogurte, dar preferência a líquidos. O importante é você hidratar. Sendo assim, se o paciente tomar essas medidas e melhorar, tudo bem, mas se continuar com diarreia, debilitado, um médico deverá ser procurado o mais rápido possível”, orientou Arilton Fontenele Lima.

AI COMUNICAÇÃO