José Pinheiro Machado


José Pinheiro Machado (Parnaíba, 25 de novembro de 1918 — Teresina, 21 de novembro de 1982) foi um industrial, jornalista, advogado, professor e político parnaibano que exerceu três mandatos de deputado federal pelo Piauí antes de falecer.


Biografia

Filho de Pedro Machado de Moraes e Maria de Lourdes Pinheiro Machado. Casado com Dina Machado. Advogado com Bacharelado em Direito pela Universidade Federal do Piauí em 1959 e graduado em Administração pela Universidade Federal do Ceará em 1968, possui o curso de relações humanas no Instituto Dale Carnegie de Washington tendo sido ainda locutor e noticiarista na época da Segunda Guerra Mundial quando fazia suas transmissões de rádio direto de Nova Iorque.

Em Parnaíba foi vice-presidente da Companhia de Força e Luz, diretor da empresa Telefones Norte do Piauí S/A, presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Norte do Piauí, presidente da Rádio Educadora de Parnaíba e da Fundação Educacional de Parnaíba. Conselheiro do Serviço Social do Comércio no Piauí foi professor titular do curso de Administração da Universidade Federal do Piauí.



Busto do Ilustre parnaibano, Deputado Federal José Pinheiro
Machado, em frente ao terminal rodoviário de Parnaíba
(Foto: Klise Albuquerque)

Deputado federal

Sua estréia na política se deu pela UDN quando foi eleito vereador de Parnaíba para o período de 1951 a 1955 achegando à liderança de sua bancada e à presidência da Câmara Municipal. Instituído o bipartidarismo ingressou na ARENA chegando a vice-presidente do diretório regional sendo eleito deputado federal em 1970, 1974 e 1978, alinhando-se ao grupo liderado por Alberto Silva que antagonizava com os partidários de Petrônio Portela pelo controle da sigla no estado, disputa que fazia os referidos líderes alternarem vitórias e derrotas.

Segundo a obra do advogado e jornalista José Lopes dos Santos, o nome de Pinheiro Machado foi cogitado para o cargo de vice-governador do estado em 1974 como companheiro de chapa de Dirceu Arcoverde, ligado a Petrônio, como forma de apaziguar a disputa política, tal como acontecera quatro anos antes quando, para compensar a escolha de seu adversário como governador do Piauí, o grupo de Petrônio Portela indicou o vice-governador na pessoa de Sebastião Leal. Todavia, as negociações não lograram êxito e assim, Djalma Veloso foi alçado ao posto ao invés de Pinheiro Machado, que tão logo foi extinta a ARENA acompanhou Alberto Silva e ingressou no PP e, a seguir, no PMDB, sendo eleito primeiro suplente de deputado federal em 1982, falecendo menos de uma semana após o pleito vítima de ataque cardíaco.


Da redação do Jornal da Parnaíba