Novos tempos: Presos trabalham na reforma da Penitenciária de Parnaíba



Cerca de 50 apenados trabalham na reforma da Penitenciária de Parnaíba - Fotos: Ascom Sejus


Cerca de 50 detentos trabalham na Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba. A Secretaria de Justiça tem utilizado da mão de obra do preso para reparos e reformas na unidade. Até o momento já foram reformadas duas alas da penitenciária.



"O servidor começa a trabalhar dentro de um padrão, de uma sistemática de procedimentos adotados, além de um ambiente mais salubre e mais seguro. Os servidores trabalham mais satisfeitos e também produzindo melhor", comenta Flávio Evandir, diretor da unidade penal.


Corredores lavados, limpos, celas pintadas, faixas de contenção, além de outras melhorias estruturais estão sendo feitas na penitenciária.


"A Lei de Execução Penal assegura que o preso trabalhe dentro da unidade penal e estamos possibilitando isso. O trabalho é benéfico tanto para o preso quanto para a unidade que recebe essas melhorias. Agradecemos também aos nossos servidores, tanto os do nosso Grupo de Apoio Rápido quanto os plantonistas, pois eles estão abraçando a causa", frisa o secretário de Justiça, Carlos Edilson.


O Diretor de Inteligência da Sejus, Delegado Charles Pessoa, ressalta que não foram só reformas, mas novos procedimentos adotados.


"A nova rotina inicia desde o portão de entrada, onde adotamos um controle de acesso a fim de fiscalizar quem entra e quem sai da unidade. Isso já resultou em apreensões de drogas e celulares. Buscamos diariamente esse aprimoramento da vigilância por parte dos agentes penitenciários", declarou Charles Pessoa.
Conforme a Lei de Execução Penal, a cada três dias trabalhados, é remida um dia na pena do interno.


Da redação do Jornal da Parnaíba